Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Braga vai organizar a primeira marcha do Orgulho LGBT já este Verão

O Núcleo do Teatro do Oprimido (NTO) de Braga trabalha as questões LGBT há cerca de um ano. Tudo começou com um workshop orientado por José Soeiro. E o tema da orientação sexual, da identidade de género e do conservadorismo da cidade são abordados de forma recorrente entre os membros do grupo.

No dia em que ocorreu a marcha do Porto em 2012 o grupo de actores decidiu fazer uma pequena acção de demostração de afectos: deram beijos, andaram de mãos dadas e distribuiram panfletos com o mote “beijo livre”, situação originada por um alegado caso de homofobia num bar da cidade. No entanto, a acção não surtiu grande efeito.

Ficou aí o bichinho de criar uma acção mais organizada daí a algum tempo. O tempo chegou e no próximo dia 27 de Maio Inês Barbosa, do NTO, quer reunir com vários grupos e associações. O objectivo é consciencializar a pessoas durante o mês de Junho com várias acções. "Para começar, o NTO de Braga organizará uma peça de teatro fórum no dia 5 de Julho (dia prévio à marcha do orgulho LGBT no Porto), outros grupos organizariam outras iniciativas para ir preparando a cidade que continua muito conservadora" diz Inês.

“Estamos a apontar para que a marcha de Braga seja na semana seguinte à do Porto para podermos ir à marcha do Porto e contarmos com o apoio deles cá em Braga. Precisamos de apoio físico”, sublinha. ”Temos confirmações de pessoas de associações de várias cidades do país e contamos nos próximos dias receber mais apoios. Para isso podem contactar-nos pelo nucleo.to.braga@gmail.com ou pelo nosso Facebook" remata a actriz.

 

Já segues o dezanove no Facebook?

1 comentário

Comentar