Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

As melhores imagens do 17 de Maio em Portugal

 

coimbra.jpg

 

De Lisboa ao Funchal, passando por Coimbra. Foram vários os eventos que assinalaram o Dia Nacional e Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. Aqui fica uma visita guiada a alguns desses momentos.

 

A Câmara Municipal do Funchal celebrou, nos Paços do Concelho, um acordo-compromisso com a rede ex-aequo, seguida do hastear da bandeira LGBTI, no âmbito do Dia Nacional e Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia.

 

9ª Marcha Contra a Homofobia e Transfobia de Coimbra começou no Jardim do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e terminou na Praça 8 de Maio. Promovida pela Plataforma Anti Transfobia e Homofobia de Coimbra, teve como mote “marchar pela visibilidade e respeito da diversidade no que respeita à orientação sexual e à identidade de género”. “Marchamos este ano, especialmente, pela defesa das pessoas trans e não-binárias, pelas suas livres decisões, pelo acesso efectivo aos cuidados de saúde, para quem decide tê-los, por um serviço médico livre de transfobia, por espaços públicos livres de transfobia”, destacava a convocatória da marcha.

 

Se 2016 o primeiro hastear da bandeira do arco-íris na Câmara Municipal de Lisboa foi rocambolesco, agora o momento institucionalizou-se. O hastear contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Ricardo Robles.

 

A Junta de Freguesia da Misericórdia, que inclui o Príncipe Real e o Bairro Alto, associou-se ao dia. A bandeira do arco-iris foi hasteada no coração de Lisboa na presença de eleitos do PS, Bloco e de artistas que colaboraram com o fórum IDAHOT.

 

A rede ex aequo promoveu uma acção simultânea de Abraços Grátis em Lisboa, (Largo Camões), Porto (rua de Santa Catarina), Coimbra (rua Ferreira Borges) e Funchal (Praça do Município). Em Lisboa, a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, marcou presença.

 

Foto de destaque: Bloom - Associação Sócio-Cultural