Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Quem ganhou os Prémios Arco-Íris da ILGA?

A associação ILGA Portugal acaba de divulgar a lista de vencedores da 10ª edição dos Prémios Arco-Íris. Há seis premiados. A abrir, Blaya, vocalista dos Buraka Som Sistema, que assumiu recentemente a sua bissexualidade.

 

Depois, ao nível da televisão, a associação distingui Cândida Pinto pelo documentário “Ivo e Hélder – o casamento”, que integrou a série “Momentos de Mudança” (SIC) e a SP Televisão e a RTP por, na série “Maternidade”, ter dado visibilidade ao acesso à procriação medicamente assistida a casais de mulheres.

No teatro, o prémio será entregue ao grupo ENTREtanto e à Agência para a Vida Local de Valongo, pela peça A Bailarina vai às compras”. Da autoria de Júnior Sampaio e Quico Cadaval, trata-se de um monólogo de um homem transexual que veio dar visibilidade à transexualidade no masculino e às consequências da discriminação em função da identidade de género. A peça já viajou por Portugal e pelo Brasil.

O Tribunal de Família e Menores do Barreiro também leva um prémio, por ter emitido um acórdão em Outubro de 2011 que atribui a guarda de um menor a um casal do mesmo sexo (Eduardo Beauté e Luís Borges).

A fechar a lista, está o escritor Richard Zimler. “É um cidadão português e é um homem gay que sabe que o seu trabalho, a sua visibilidade e a sua intervenção se devem complementar num enorme contributo pessoal para a sociedade que integra: uma verdadeira lição de vida que merece, claro, o nosso aplauso”, justifica a ILGA.

Os Prémios pretendem reconhecer personalidades e instituições que, com o seu trabalho, se distinguiram na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e na identidade de género. A entrega dos prémios decorre no Ritz Clube, a 19 de Janeiro, a partir das 21h30. Ricardo Araújo Pereira apresenta a cerimónia.