Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Publicidade

Dar as mãos em público poderá vir a ser ilegal no Montana

O Partido Republicano do Estado de Montana  (EUA) apresentou um programa eleitoral, no mínimo, bizarro. Entre outras medidas, o partido pretende criminalizar a homossexualidade e proibir o acto de andar de mãos dadas em público depois do pôr-do-sol.

Em 1997 o Supremo Tribunal de Justiça de Montana deliberou contra a proibição da homossexualidade, no entanto, em Junho deste ano o partido republicano adoptou uma posição oficial para a introdução de novas leis para a ilegalização da mesma.

As reacções não se fizeram esperar. O senador republicano pelo Estado de Montana, John Brueggeman, afirmou: “Eu olhei para aquilo e pensei ‘Devem estar a brincar’. Deveria ser retirado [do programa]? Completamente. Há alguém que pensa que deveríamos prender homossexuais? Se as pessoas pensam assim, provavelmente não deveriam pertencer ao Partido Republicano.”

Em comunicado o Partido Republicano de Montana  fez saber: “Apoiamos a vontade expressa dos habitantes de Montana em manter os actos homossexuais ilegais.”

Já o Bowen Greenwood, responsável pelo partido declarou à Associated Press: “Houve, e ainda existem, legisladores dentro do partido que acreditam que a legislatura deveria ditar a lei e não o Supremo Tribunal.” Recentemente, uma filiação local do Partido Republicano destitui o seu presidente depois deste ter feito comentários homofóbicos no Facebook, o que não deixa de ser irónico.

A proposta de proibição da homossexualidade está incluída numa lista de leis que, entre outras ideias, também dita que casais heterossexuais estão proibidos de dar as mãos em público depois do pôr-do-sol; todas as pessoas que possuam propriedades têm de ser instruídas; quando um animal é abatido devem aproveitar-se todas as partes do mesmo e, mais bizarro ainda, a ilegalização do jogo de computador Doom II neste estado norte-americano.

Lúcia Vieira

Já segues o dezanove no Facebook?