Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Continuam os destaques do IndieLisboa

Fica a par dos destaques do dezanove para os dias 30 de Abril e 1 de Maio no IndieLisboa'12.

 

 

30 de Abril, segunda-feira

Se perderam a exibição da curta-metragem "Julian" (2012, ficção, Reino Unido/Portugal, 10'), de António da Silva ontem à tarde podem vê-la hoje novamente, agora integrada na Competição Internacional 8, às 21h45 no Pequeno Auditório da Culturgest. O filme repete no dia 4 de Maio, sexta-feira, às 16h45 na mesma sala e na mesma secção.

Integrada também na Competição Internacional 8 está a curta-metragem "Drari" (2011, ficção, França, 41') de Kamal Lazraq. Esta película também repete no dia 4 de Maio, sexta-feira, às 16h45 na mesma sala e na mesma secção.

"Drari" é um filme inspirado na amizade entre dois jovens provenientes de classes sociais opostas. O filme, rodado em Casablanca, Marrocos, situa-se entre o documentário e a ficção: os actores principais são não-profissionais, mas estão a actuar e a agir de acordo com aquilo que acontece nas suas próprias vidas.

 

 

"Palácios de Pena" (2011, ficção, Portugal, 55') de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, faz parte da Competição Nacional 4 e passa e é exibida às 19h no Grande Auditório da Culturgest. O filme repete no dia 1, terça, às 16h30 e no dia 3 de Maio, quinta, às 18h45 na sala 2 do Cinema Londres.

Duas primas encontram-se ao visitar a avó doente. O facto de serem herdeiras potenciais para a fortuna da avó vai confrontá-las com o passado. As novas gerações podem ter uma atitude de indiferença perante o passado, mas herdam-no de qualquer das formas.

 

 

1 de Maio, terça-feira

A curta-metragem "Bradley Manning Had Secrets" (2011, animação, documentário, Reino Unido, 6') de Adam Butcher depois de ter sido exibida logo no primeiro dia do Festival passa novamente às 14h45 na secção Pulsar do Mundo Curtas 1 na sala 2 do Cinema Londres.

Esta é a história de Bradley Manning, não como "hacktivista" do Wikileaks, mas como jovem soldado americano que está a atravessar uma crise de consciência e de identidade. Com um estilo de pixel-art e diálogos construídos a partir de conversas online de Bradley, o filme explora questões relacionadas com segredos pessoais e políticos, identidade digital e alienação.

 

 

"Comme des voleurs – (À l'est)" (2006, ficção, Suiça/França, 112') de Lionel Baier integrado na secção Cinema Suíço – Um Bando à Parte é exibido às 16h na sala 3 do Cinema S. Jorge.

Lionel parece ter tudo o que precisa: uma carreira de sucesso, pais compreensivos que aceitam a sua homossexualidade e um amante charmoso. No entanto, parece haver algo em falta na sua vida e ele tenta preencher esse vazio ao tentar descobrir as suas raízes. Ele e a sua irmã Lucie, deixam os seus respectivos parceiros e poem-se a caminho da Europa Oriental num carro, numa coincidência bizarra de circunstâncias, dão por si sem documentos na Polónia.

 

 

Às 19h na sala 1 do Cinema Londres é exibida a longa-metragem "L'âge atomique" (2011, ficção, França, 67') de Héléna Klotz que faz parte integrante do Cinema Emergente. A película repete a 6 de Maio, domingo, às 21h30 na mesma sala.

É sábado à noite. Dois amigos, Victor e Rainer, vão passar a noite em Paris. Começam a noite numa discoteca nas margens do Sena e aquela que prometia ser uma noite divertida, começa de forma estranha. As decepções vão amontoar-se umas atrás das outras. Acabam por deixar a cidade e vão para a floresta. No silêncio da natureza, eles parecem mais livres do que em qualquer outro momento. Surge um desejo entre os dois amigos que se vai tornando cada vez mais vibrante.

 

 

Bons filmes e bom cinema se puderem e se conseguirem.

 

Luís Veríssimo