Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Associação AMPLOS lança guias sobre questões de género para pais e educadores

Guias AMPLOS Diversidade Género Infância Pais e

A AMPLOS acaba de lançar dois guias para ajudar pais e educadores a compreenderem questões de género. 

 

Cada guia disponível para download gratuito online possui 15 páginas de recomendações sobre a diversidade de expressões de género na infância e como lidar com estas questões. Um guia é dirigido a profissionais na área da educação e outro guia é dirigido às famílias.

É necessário “explicar às crianças que elas não são culpadas de qualquer discriminação de que são alvo. A criança não pode ter culpa de nada, é a sociedade que não a aceita”, declarou Manuela Ferreira da Direcção da AMPLOS à Lusa.

Citada pelo jornal Público, Manuela Ferreira aconselhou que não se deve deixar que os casos de bullying aconteçam: educadores e outros profissionais devem intervir assim que tiverem conhecimento de uma situação do género, em que a criança é insultada ou discriminada. “E aproveitar até a situação para explicar as coisas e fazer disto uma lição para os restantes meninos”, defendeu, acrescentando que também se deve tentar abordar a família “para prevenir aquelas situações de silêncio”.

Os guias foram elaborados com a ajuda do Instituto de Apoio à Criança (IAC) e  apresentados no último Dia Municipal pela Igualdade.