Eurovisão cancelada, mas vai haver “Europe Shine a Light”
Este ano a 65ª edição do Festival da Eurovisão foi cancelada pela primeira vez desde 1956 devido ao surto do novo coronavírus. Em alternativa, a EBU e as emissoras neerlandesas NPO, NOS e AVOTROS irão produzir um espectáculo não competitivo chamado “Europe Shine a Light” (baseado no tema vencedor em 1997 interpretado por Katrina and the Waves do Reino Unido) a ser transmitido no que era suposto ser a noite da final da Eurovisão, 16 de Maio às 20 horas, hora de Lisboa.
Este espectáculo televisivo procura honrar as/os 41 artistas já seleccionadas/os para representar os seus respectivos países na Eurovisão (nenhum sairá dos seus países) e tenciona revelar muitas surpresas para os fãs e espectadores em casa. Alguns artistas de anos recentes vão actuar a partir de locais icónicos.
Um dos desafios da noite permitirá aos fãs da Eurovisão poder participar no espectáculo. Com esse intuito, e para unir a Europa e o Mundo, a EBU procura voluntários para cantar a canção “What’s Another Year” com o artista Johnny Logan, até agora único a vencer a Eurovisão por duas vezes, (Irlanda 1980, 1987).
Portugal, através da RTP, é um dos países que já confirmou a sua presença neste espectáculo televisivo com a cantora Elisa vencedora do Festival da Canção 2020.
Ricardo Duarte
Fonte: Eurovision.tv