Quem são os Bears on Motorbykes que querem juntar os motociclistas LGBTI?
Os Bears On Motorbykes organizam este Sábado no Porto um piquenique. Mas que grupo é este que existe desde Março de 2016? Jorge Santos explica como nasceu a iniciativa.
Costumam realizar dois eventos por mês, um de pequena dimensão que são apelidados de Café da Manhã e outro que envolve percursos mais longos. Este Sábado, 7 de Setembro, o grupo promove um encontro no Parque de São Roque entre as 12h30 e as 19h.
A lista de eventos previstos para Setembro é grande. Haverá um Café da Manhã – São Jacinto e várias road trips. Jorge Santos, responsável pelo grupo, ajuda a fazer o enquadramento dos Bears On Motorbykes. “Não posso dizer que exista uma comunidade de bears motards, existe uma comunidade de motociclistas LGBTQI+, chamada Bears on Motorbykes, que deve a sua origem a um grupo de motociclistas bears”, explica ao dezanove. O responsável incentiva a comunidade motociclista LGBTI portuguesa a mobilizar-se. “Infelizmente e apesar de existirem inúmeros motociclistas LGBTQI+, os mesmos preferem ocultar a sua sexualidade e continuarem filiados em moto-clubes e associações motards heterossexuais, mesmo reconhecendo que os nossos eventos são mais abrangentes e interessantes”, refere.
Além disso, os Bears On Motorbykes integram a Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho no Porto e já participaram na Marcha do Orgulho de Barcelos e no Arraial Pride LGBTI de Matosinhos, que decorreu pela primeira vez em Julho. Está também prevista presença na Marcha pelos Direitos LGBTI de Viseu, a 20 de Outubro. Como os Bears On Motorbykes são uma comunidade motociclista que faz questão de ter visibilidade e de afirmar a sua existência, “a adesão não tem sido a que esperávamos. E os comentários são sempre os mesmos: 'Se fossem um grupo secreto ou fechado'. Mesmo que a história do motociclismo nos diga que a origem dos motoclubes se deve a grupos lésbicos e gays, continua a ser complicado numa comunidade extremamente machista como a motociclista, assumir a nossa sexualidade. É por este motivo que damos tanta importância à protecção de dados e privacidade dos nossos membros”, destaca Jorge Santos.
Ainda este ano o grupo esteve envolvido em actividades tão díspares como o Apoio aos Peregrinos de Fátima ou a presença na 26ª Concentração Internacional de Motas de Góis.