Presidente do Equador pede desculpas por comentário homofóbico (com vídeo)
Após ter ganho as eleições presidenciais do Equador, Rafael Correa voltou a pedir desculpas por ter proferido um comentário homofóbico.
O episódio remonta a Julho de 2012 quando num programa de rádio em que participa todas as semanas, foi confrontado com o comentário online de um leitor do jornal El Comercio, que descrevia o presidente do Equador como "maricas". Rafael Correa respondeu então: "Ele que venha para ver quem é o verdadeiro maricas". Várias organizações de direitos LGBT criticaram o presidente que, no programa seguinte, pediu desculpas: "Acho que perdi a cabeça, passei os limites. Eu disse:'Esse senhor que venha pessoalmente dizer-me que sou maricas'. Basicamente era no sentido de ver quem era o cobarde. No entanto, isso incomodou, e com razão, a comunidade LGBT do país. Puseram a circular nas redes sociais uma carta de protesto, que não chegou à Presidência, que me magoou muito".
Agora, no discurso de vitória, a 17 de Fevereiro, voltou a pedir desculpas, segundo justificou, para deixar claro à comunidade LGBT que não se tinha tratado de uma manobra eleitoralista. Rafael Correa foi reeleito com 58,8 por cento dos votos.