Bissexuais mais discriminados do que gays
Um estudo levado a cabo pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revela que os bissexuais são os que mais sofrem de preconceito em relação à sua orientação sexual. E são os homens bissexuais que sofrem de um maior estigma quando comparados com as mulheres bissexuais.
Entre as razões mencionadas para esta conclusão está o facto dos heterossexuais e dos homossexuais não acreditarem na bissexualidade enquanto orientação sexual legítima. “Os homens e as mulheres bissexuais enfrentam preconceito, estigma e discriminação por parte dos heterossexuais e homossexuais”, afirma Mackey Friedman, responsável pelo estudo.
“O estudo mostrou que este tipo de discriminação pode causar sentimentos de isolamento e marginalização, o que pode levar ao abuso de substâncias, depressão e comportamento sexual de risco”, alertou o mesmo responsável.“Isto também pode resultar num menor rastreio de testes e tratamentos do VIH”, diz Mackey Friedman.
Este estudo refere que a bissexualidade é associada a algumas figuras públicas o que pode ser visto como “confuso, diferente e experimental”. Recorde-se que há menos de duas semanas Lady Gaga confessou “a bissexualidade não é marketing – é como sou, é como sempre fui.”
Os resultos destes estudo foram divulgados esta terça-feira na 14ª Convenção Anual da Associação Americana de Saúde Pública realizada em Boston (EUA).