Beijo colectivo em protesto após a expulsão de um casal do Burger King em Madrid
Após um casal gay ter sido expulso de um restaurante da cadeia Burger King, em Madrid, várias pessoas irromperam pela loja de fast food e decidiram dar um “temido” beijo gay, desta vez em grupo.
A origem deste episódio ocorreu no mês passado quando um segurança daquele restaurante Burger King disse a dois adolescentes para abandonarem o estabelecimento, depois de uma família "tradicional" se ter queixado que esses jovens estavam a dar um “mau exemplo” aos seus filhos. “Disseram que os seus filhos não tinham de ver aquilo”, ceclarou um dos jovens visados ao jornal El País.
Depois de uma repercussão nas redes sociais com direito à hashtag #macro-besada, o protesto promovido pelos colectivos LGBT espanhóis levou, no Sábado, centenas de casais do mesmo sexo e simpatizantes a juntaram-se no Burger King onde ocorreu o incidente. O objectivo foi simples: pôr em acção um beijo colectivo em sinal de protesto.
A resposta oficial do Burger King desmarca-se do que considerou ser “um caso isolado”, alegando que o segurança teria agido por iniciativa própria: “Temos uma política de tolerância zero a qualquer tipo de discriminação”, declarou a marca.
Pedro Arrayano