Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Livro: "É normal? Quando falamos de sexualidade, a resposta é normalmente sim"

WhatsApp Image 2023-05-05 at 13.46.19.jpeg

Leonor de Oliveira, Mestre em Psicologia, psicóloga clínica creditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e terapeuta sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e actualmente a terminar o doutoramento sobre aborrecimento sexual, escreveu o livro, “É normal? Quando falamos de sexualidade, a resposta é normalmente sim”.

Este fascínio pela sexualidade começou quando os seus pais lhe ofereceram a Enciclopédia da Vida Sexual, dos 7 aos 9 anos. Pronto a Despir, foi criado em 2014, um projecto de social media onde promove o prazer e os direitos sexuais, aqui Leonor aventurava-se no mundo da sexologia clínica. Através do Pronto a Despir começou a responder a perguntas sobre sexualidade e o que há ainda por fazer em Portugal, relativamente à educação sexual.
É normal? – A pergunta que tanto nos ocorre ao longo da vida, por vezes temos vergonha ou até falta coragem para abordar algum tema que seja considerado tabu na nossa sociedade.
Em “É normal?” pode-se encontrar diferentes tópicos como: questões de género, orientação sexual, resposta sexual, desejo sexual, saúde sexual e bem-estar, relações afectivas e sexuais. Dentro de cada tema, há vários subtemas de acordo com cada especialidade. Para além disso, contém preciosíssimas sugestões de livros (Isto Não é um Glossário, Gentopia; Problemas de Género, Judith Butler; Mom, Dad I´m Gay, Ritch C. Savin-Williams; etc.), que nos podem elucidar melhor sobre algum tema. Este livro pode servir como um glossário, porque para além de explorar um conceito, também aborda a sua definição.
“Se este livro contribuir para que as pessoas sejam um pouco mais aquilo que querem ser, para que desfrutem mais do sexo, e para que consigam reflectir criticamente sobre sexualidade, então dar-me-ei por satisfeita. Ficarei ainda mais satisfeita se daqui a 10 anos já ninguém precisar deste livro.”
Ao longo do livro podemos aprender, explorar a nossa sexualidade, debater sobre algum tema com mais conhecimento da área, entre outros. Leonor termina o Epílogo com a seguinte frase “Podemos ser um pouco excêntricos, mudar e ter dúvidas, mas somos normais.”
Acredito fielmente que este livro possa ser um manual de “Faça você mesmo”, porque ensina-nos a pensar e dá-nos dicas de como melhorar a nossa prestação dentro e fora dos lençóis.
 
Título: É normal? Quando falamos de sexualidade, a resposta é normalmente sim
Editor: Arena PT
Data de Lançamento: Março de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 228 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
ISBN: 9789897847523
Preço: 16,45€
 
Sara Gonçalves