Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Miss Drag Lisboa: "Portugal tem muitas queens talentosas que merecem reconhecimento internacional"

Collage Maker-03-Oct-2023-08-59-PM-913.jpg

O concurso Miss Drag Lisboa regressa já este Sábado à noite ao Estúdio da Time Out. A fórmula mantém-se com valor acrescido na qualidade das participantes e convidadas especiais numa versão ALL STARS.

 

Fomos falar com Miss Moço e Miguel Rita, responsáveis pelo concurso que nos anima no arranque de cada Outono.

 

dezanove: Como foi crescer no Canadá com este sonho de vingar na arte drag? De que forma a tua identidade (também portuguesa) influencia a tua arte?
Miss Moço (MM): Não me apercebi até estar na casa dos 20 que queria ser uma drag queen. Só comecei a fazer drag uns meses antes de me mudar para Lisboa. Portugal teve uma influência enorme na minha carreira drag. Foi cá que realmente me apaixonei pelo drag e é por isso que regresso todos os anos para o Miss Drag Lisboa.

 

Nesta arte drag, quais são as vossas maiores referências e inspirações?
MM: As minhas inspirações estão em constante evolução. Acompanho Drag Race desde o início e definitivamente teve uma grande influência sobre mim. Actualmente inspiro-me em comédia stand up e apresentadoras.

Miguel Rita (MR): É inegável que o Drag Race tem uma grande influência sobre o Miss Drag, mas não posso deixar de citar o documentário 'The Queen' que acompanha os preparativos e bastidores do concurso Miss All-America Camp Beauty 1967, e de onde vem a conhecida frase ";look at her makeup, it's terrible!!" gritada pela icónica Crystal LaBeija.

 

Miss Moço podes explicar-nos o teu nome artístico?
MM: Moço é mesmo o meu último nome. Miss Moco (sem o ç no Canadá) já era a minha alcunha e quando comecei a fazer drag o nome ficou.
Quando me mudei para Portugal quis usar a pronúncia portuguesa porque Moco em espanhol é ranho e é mais engraçado ser Miss Rapaz (Moço).

 

Por quê a mudança de formato e procurar drag queens mais 'conhecidas'? O que podemos esperar desta nova edição?
A intenção de fazer uma edição ALL STARS não é nova. Depois de cinco edições achamos que era o momento perfeito para reunir representantes de anos anteriores para regressarem ao palco do Estúdio Time Out e terem uma nova oportunidade de chegar à coroa.

Desta edição podem esperar um upgrade das anteriores, temos um novo palco que atravessa o Estúdio Time Out quase todo com uma runway de 18 metros melhorando assim a visibilidade em toda a sala. Há Meet & Greet com a Miss Moço e Blu Hydrangea, Warm Up com a Belle Dommage, Marge Mellow e a cantora Mallina; e actuação da Miss Drag Lisboa 2022, Felicia Hunter. Mas principalmente temos seis ALL STARS que estão prontas para surpreender Lisboa: Valley Dation, Morgana, Wilda Light, Mary Poppers, Fortuna Beige e Tandy 3000 são as estrelas da noite e tenho a certeza que os momentos mais marcantes vão ser delas.

 

Pensas que um Drag Race Portugal na televisão está para breve? Porque ainda não está?
MM: Espero que sim! Portugal tem muitas queens talentosas e elas merecem um reconhecimento internacional. Já agora.. Serei a apresentadora com todo o gosto!

MR: Deve ser uma questão de tempo, só este ano estrearam cinco novas edições de Drag Race, Alemanha, México, Suécia, Bélgica e Brasil. World of Wonder as queens portuguesas estão à espera.

 

MDL ALL STARS square.jpg

MDL Sala Stories z.png

image_216903.jpg

Blu Hydrangea MDL All Stars.png

Ikaro Kadoshi MDL All Stars.png

 

Entrevista de Mariana Vilhena Henriques