“Não é não!” Slutwalk Porto marcada para 16 de Setembro
A cidade do Porto acolhe mais uma vez a marcha de protesto Slutwalk no próximo Sábado, 16 de Setembro, a partir das 23 horas na Praça Carlos Alberto. A marcha tem como objectivo alertar contra a "cultura da violação" e contra a culpabilização das vítimas de violação e assédio sexual.
O movimento Slutwalk nasceu em 2011 quando um polícia canadiano afirmou que as mulheres devem evitar vestir-se de forma provocante se não quiserem ser violadas. A indignação multiplicou-se levando a marchas anuais em vários pontos do globo. A par de marcha slutwalk, em Portugal, são igualmente usadas as designações marcha das galdérias ou das vadias.
Esta iniciativa reclama um clima de maior segurança nos espaços públicos e privados, contra o assédio de rua e vários outros comportamentos ofensivos ou mesmo ilegais: Por que razão “existem ainda numerosas regras implícitas que condicionam os nossos comportamentos, prescrevendo formas de vestir, locais a frequentar e a evitar, horários interditos, necessidade absoluta de companhia, entre outras” questiona a organização composta por activistas e feministas que levam a cabo esta marcha na cidade do Porto desde 2011.
Em jeito de slogan a solução apresentada é clara: “o único remédio é acabar com o assédio”.
Acompanha o evento aqui: https://www.facebook.com/SlutwalkPorto/
Publicidade: