Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O crime macabro que está a chocar o país

Crime macabro: homem mata e esquarteja namorado em Lisboa

crime macabro lisboa

Alertamos que o artigo abaixo tem conteúdo sensível.

Um homem de 36 anos, cidadão brasileiro a residir em Portugal, foi assassinado pelo namorado, um homem espanhol de 48 anos, na madrugada de 11 de Março. O corpo esquartejado da vítima foi encontrado no dia seguinte por funcionários da Câmara Municipal de Lisboa. 

Noel Rojas Remedios acabou por confessar o crime no passado sábado, dia 16 de Março, já depois de ter sido detido para interrogatório. Face à descoberta de lesões e ferimentos no corpo do homem espanhol este revelou que resultaram da troca de agressões com Paulo Machado, antes do crime ser perpetrado, com recurso a uma faca. Noel Remedios vai permanecer detido.

O homicídio parece ter sido motivado por ciúmes. Após a morte, o corpo do cidadão brasileiro foi esquartejado e depositado em sacos, posteriormente deixados em diferentes caixotes do lixo. Foi a descoberta de um desses sacos por cantoneiros municipais que deu o alerta às autoridades policiais. Acredita-se que os restantes já tenham sido depositados em aterro, sendo impossível identificar os restos mortais em falta.

Paulo Machado encontrava-se a estudar Medicina Dentária, procurando o reconhecimento das suas habilitações de forma a poder exercer aquela profissão em território nacional. Noel Rojas Remedios é director de arte e produtor televisivo. O crime foi cometido na zona da Lapa, em Lisboa, na casa onde ambos viviam.

 

Se foste ou sabes de alguém que foi alvo de algum ataque verbal ou físico devido à sua orientação sexual, identidade ou expressão de género apresenta queixa junto das autoridades e contacta uma associação de defesa dos direitos das pessoas LGBTIQA+. Alguns contactos abaixo.

 

Organizações com serviços de apoio às pessoas LGBTI+

API – Associação Plano i (Matosinhos)

APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - Rede Nacional de Gabinetes 

API - Acção Pela Identidade

AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género

Casa Qui - Associação de solidariedade social pela inclusão e bem-estar da população LGBT

ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero

Linha LGBT - Linha Telefónica de Apoio e Informação LGBT

Opus Diversidades -  Obra Gay Associação

rede ex aequo -  Associação de jovens LGBTI e apoiantes: geral@rea.pt

Panteras Rosa - Frente de Combate à LesBiGayTransfobia

SOS Voz Amiga - um serviço de ajuda pontual em situações agudas de sofrimento causadas pela Solidão, Ansiedade, Depressão e Risco de Suicídio: 21 354 45 45,  91 280 26 69 ou 96 352 46 60. (entre as 16 e as 24h00)

 

Pedro Leitão