Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Queer Porto esta semana no Batalha Centro de Cinema

8ac8c57230f62509 (1).jpg

A 9ª edição do Festival Queer Porto está de regresso e, como anunciado na edição anterior, irá realizar-se no Batalha Centro de Cinema.

Aqui serão exibidos 40 filmes, realizar-se-ão duas competições (Competição Oficial e Casa Comum), à semelhança do ano passado, o Queer Focus e conversas abertas ao público. E para celebrar as sessões de cinema, vão existir duas festas: uma de abertura no Bar of Soap e outra de encerramento nos Maus Habitos.

Este ano, o Queer Porto tem como mote a realização feita por Mulheres, ou seja, 68% dos filmes em exibição contam com mulheres cis como realizadoras, 27% por homens cis e 5% por pessoas trans ou não binárias. Os filmes, num todo, levantam questões relativamente ao território e à identidade tanto de um ponto de vista político, quer histórico.

O júri deste ano conta com a presença de Isabel Correia, produtora da RTP, Dori Nigro, performer e educador, e Tânia Dinis, realizadora. Os filmes que se destacam a concorrer na Competição comum são “Carvão” de Carolina Markowicz, “La Miga de Mi Miga” de Zaida Carmona, “Kenya” de Gisela Delgadillo, “Vicente Ruiz - A Tempo Real” de Matías Cardone e Julio Jorquera. A estes nomes, juntam-se ainda mais quatro, e o prémio é patrocinado pela RTP, em que irá adquirir os direitos de difusão do filme, valorizado em 3000 euros.

O Prémio Casa Comum, que já diz respeito a curtas-metragens nacionais, tem a socióloga Paula Guerra, a psicóloga Rita Aires e Susana Serro, da Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto, como juradas desta competição. Este prémio tem o valor de 500 euros, patrocinado pela Reitoria da Universidade do Porto e, entre os concorrentes, destacam-se os seguintes filmes: “Dildotectónica” de Tomás Paula Marques, “Dias de Cama” de Tatiana Ramos, “Mátria” de Catarina Gonçalves” e “A Minha Raiva É Underground” de Francisca Antunes.

O Queer Focus deste ano, na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto, tem como tema “Entre Duas Culturas”, onde se vai reflectir sobre o conceito de fronteira, tanto física como metafóricas, tendo como filmes “ALTAR. Cruzando Fronteras, Building Bridges” de Danele Basílio e Paola Zaccaria - após a sua exibição, irá realizar-se uma conversa com a realizadora Paola Zaccaria e a curadora Isabeli Santiago; “Ana Mendieta: Fuego de Tierra” de Kate Horsfield e Nereyda Garcia-Ferraz; e “The Hearing” de Lisa Gerig - esta exibição irá ser acompanhada por uma conversa pela Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.

O início do Festival começa dia 10 de Outubro de 2023, com o primeiro filme a iniciar às 17h no Batalha Centro de Cinema. O festival termina a 14 de Outubro. Acompanha todo o festival em www.queerporto.pt

 

Ganha convites para o festival com o dezanove.pt aqui.

 

Rita Oliveira 

 

Foto: filme Tidy Bed de Danilo Bastos  Godoy 

 

Se estás de visita ao Porto passa os olhos no guia www.portogaycircuit.com