Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O doce mundo de um Sugarboy: "Desde que os dois concordem, não há espaço para críticas".

foto contexto MGSD.png

Num elegante bar em Düsseldorf, no meio a cocktails exclusivos e muito luxo, conheci o Jan, um "Sugarboy" de 25 anos que parece aproveitar a vida ao máximo. Fui recebida por esse belo estudante de enfermagem com um sorriso radiante. O seu charme cativante atrai a todos imediatamente e, durante a hora seguinte, ele contou-me sobre sua vida empolgante desde que passou a conviver com Sugar Daddies. 

Contou-me que começou por se registar na plataforma de namoro MyGaySugardaddy, um site alemão especializado em Sugar Dating e voltado para homens gays. Na comunidade, Sugar Boys como Jan conhecem Sugar Daddys ricos, e todos eles estão a procurar uma coisa. Ou talvez não: luxo, tempo de qualidade e acordos claros, o Sugar Dating abriu um mundo para Jan que ele mal podia imaginar antes, conta. Nos últimos anos, ele desfrutou de férias luxuosas, visitou os melhores restaurantes e recebeu presentes impressionantes de diferentes Sugar Daddies.

Mas o que é realmente o sugar dating? O Sugar Dating é diferente dos relacionamentos tradicionais e é uma forma de relacionamento que se caracteriza por acordos claros e atende às expectativas de ambas as partes. Ele permite que os Sugarboys tenham um estilo de vida luxuoso que não poderiam ter sem um patrocinador. Em troca, os Sugar Daddies recebem a atenção de uma pessoa mais jovem e atraente que pode acompanhá-los aonde quer que eles vão.

O Sugar Dating é controverso

Apesar das muitas vantagens, o sugar dating é frequentemente alvo de fortes críticas. Alguns críticos argumentam que se trata de exploração financeira e que se resume a sexo. Mas será que um relacionamento é realmente sobre isso? Pergunto a Jan o que ela pensa sobre esses preconceitos: 

"Para mim, não se trata apenas de dinheiro. Sou jovem, feliz e livre. Vejo os lugares mais bonitos e conheço pessoas interessantes o tempo todo. Também gosto de ter conversas profundas com homens inteligentes que têm algo em mente", ela ri. "Não é o que parece do lado de fora para a maioria das pessoas." Ela acrescenta que a intimidade também desempenha um papel importante, é claro. Mas que cada relacionamento é único e que ela já teve negócios com homens que estavam apenas procurando companhia para um jantar de negócios ou alguém disposto a ouvi-los, por exemplo.

Uma vida de luxo

Jan, natural da cidade de Colónia e actualmente estudante em Düsseldorf, vive uma vida com a qual muitos só podem sonhar. "Tenho a sorte de ser mimado por Sugar Daddies generosos", diz ele enquanto toma seu Kir Royale. "É uma vida que eu nunca poderia ter imaginado. Posso manter meu estilo de vida com isso, e os presentes e feriados caros são um bónus." Curioso, pergunto se ele se considera rico. "A riqueza é relativa", responde Jan, pensativo. "Eu me sinto rico em experiências e oportunidades. O dinheiro é importante, mas não é tudo", explica ele.

Na plataforma, Jan não é um estranho. Ele está registado aqui há vários anos e já conheceu vários sugar daddies de longa data. É assim que ele chama os sugar daddies com quem está saindo há muitos meses. "A plataforma é a mais fácil e mais séria para mim. Também experimentei outros sites, mas este foi o mais claro para mim", diz ele.

Estou ansioso para saber quanto o Jan ganha por mês com isso. "Não posso dizer em termos gerais", responde com um sorriso. Explica que isso varia de um Sugar Daddy para outro, mas é mais do que suficiente para financiar seu estilo de vida e seus estudos. Para ele, tem sido variado: ele teve parceiros que lhe deram uma certa quantia por encontro, que ele concordou de antemão. Outras o mimaram com encontros caros e presentes de luxo. "Às vezes, depois de um encontro, íamos às compras especialmente para mim. Actualmente, estou namorando alguém que me transfere uma quantia fixa e nos encontramos cerca de dez vezes por mês", diz ele. Ele não revela a quantia exacta, mas deixa claro que está na faixa dos quatro dígitos (euros).

E o que os Sugar Daddys recebem em troca? Jan diz que o quid pro quo para os presentes generosos e a atenção é claro. Ele acrescenta que os Sugar Daddies esperam sua companhia, entretenimento e atenção. Eles querem se sentir jovens e criar belas lembranças. Ele diz que é uma situação em que todos saem ganhando e que, para alguns, a intimidade é mais importante do que para outros. "Mas também não tenho nenhum problema com isso, desde que haja uma conexão interpessoal", acrescenta.

Quanto às opiniões de sua família e amigos sobre seus relacionamentos não convencionais, Jan diz que elas são mistas. "Mas quando eles viram como sou feliz e como gosto da minha vida, aceitaram minha decisão. Eles sabem que sou adulto e que posso tomar minhas próprias decisões", acrescenta.

A plataforma que Jan usa é gratuita para os Sugar Boys e ele diz que ela abriu um mundo de luxo e liberdade que ele não gostaria de perder. Ele se defende das acusações de que esse tipo de relacionamento não é moralmente aceitável. "O amor e os relacionamentos são diversos", acrescenta. "Desde que todas as partes estejam de acordo e se sintam confortáveis, não há motivo para críticas.

Nem tudo são rosas no Sugar Dating

No entanto, Jan entende um certo preconceito e sabe que o sugar dating, como muitas formas de relacionamento, pode ter um lado negativo. Quando me aprofundo um pouco mais, ele explica que já passou por tudo nesse tipo de relacionamento, desde desentendimentos sobre acordos financeiros até desafios emocionais. "Em particular, quando os sentimentos entram em jogo ou quando uma parte investe mais emoção do que a outra, o namoro sugar pode se tornar especialmente complicado. Além disso, em geral, ao namorar online, muitas vezes encontram-se pessoas com as quais não se encaixa e deve ser sempre cauteloso. No geral, as boas experiências têm sido impressionantes", diz Jan. O que ele mais valoriza é a liberdade e a oportunidade de conhecer o mundo. Ele acrescenta que adora conhecer novas pessoas e visitar lugares únicos, pois isso é empolgante e enriquecedor.

Perguntei a ele como começou a fazer Sugar Dating e como ele imagina o futuro como Sugar Boy. "Como tudo começou? Um amigo me falou sobre o MyGaySugardaddy e, como sou uma pessoa aberta a novas experiências, fiquei curioso. Eu tinha 21 anos na época e nunca tinha ouvido falar de algo assim antes", ele me conta com um sorriso.

O jovem de 25 anos não é ingénuo. Ele sabe que não pode levar essa vida como está para sempre. "É por isso que eu gosto ainda mais. Enquanto isso funcionar para mim e me fizer feliz, não tenho intenção de desistir", responde ele com determinação. A história de Jan prova que a vida de um Sugarboy, fora das críticas, pode ser não apenas glamourosa, mas também gratificante.