Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

António Costa vai ao Arraial Pride 2011

Arraial Pride Lisboa 2010 ao início da tarde

A maior festa LGBT de Portugal comemora hoje em Lisboa o 15º aniversário, num dia em que os termómetros prometem chegar aos 30 graus. Serão 12 horas non stop: das 4 da tarde às 4 da manhã e o palco dos acontecimentos eleito é o Terreiro do Paço. Tudo com entrada gratuita e presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Metade da Praça do Comércio é cenário para que vários estabelecimentos e bares da capital, vindos essencialmente do Príncipe Real e Bairro Alto, coloquem aqui representações. O exemplo é seguido por várias associações de defesa dos direitos LGBT que dão a conhecer os seus projectos.

A tarde está reservada para algumas actividades de animação como aulas de Tango Livre (onde não há lugar para o preconceito), o Arraialito (ateliê para famílias com crianças), Photo Shoot (workshop de como alterar o visual), pintura ao vivo (Live Stencil) e até os Dark Horses, a primeira equipa de rugby gay portuguesa, promete dar a conhecer a nova equipa de voléi.

À noite é a vez da música ocupar o palco com o DJ dos Scissor Sisters, Sammy Jo, o musical Gay Divas (um espectáculo com Wanda Stuart, Vanessa Silva, Deborah Kristal e Fernando Tavares entre outros) e os DJs Rocky G e Tagus Queen.

Integrando desde 2004 as Festas da Cidade, a organização do evento está a cargo da associação ILGA Portugal que conta, desde a primeira edição, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Não sendo estreia, na abertura oficial do evento, prevista para as 16h30, estará presente o presidente António Costa.

A ILGA Portugal assinala no seu site online que este é “um momento de celebração do orgulho LGBT e de recusa da vergonha que o preconceito tenta impor” mas também “de celebração das vitórias que já alcançámos em conjunto na luta pela igualdade e da mobilização continuada por todas as vitórias que ainda havemos de alcançar.”

Os leitores do dezanove poderão acompanhar o Arraial Pride nas redes sociais Facebook e Twitter através da hashtag #orgulho2011.