Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

A Festa do Cinema Italiano está de regresso (passatempo)

2807.jpeg

A Festa do Cinema Italiano é o acontecimento mais importante em Portugal dedicado à cultura italiana promovendo, além do cinema, música, literatura, arte e eventos gastronómicos.

Em Lisboa, o festival realiza-se de 12 a 21 de Abril, no Cinema São Jorge, no UCI El Corte Inglés, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no recentemente reaberto Cine-Teatro Turim, em Benfica.
No resto do país a programação prolonga-se pelos meses de Abril a Julho, com exibição de filmes em mais de 20 cidades. Podes aceder a toda a informação aqui https://festadocinemaitaliano.com

"Estranho Amor" é um dos destaques LGBTI desta edição.

 

Stranizza d’amuri - Estranho Amor
de Giuseppe Fiorello (Itália, 2023, 134’)
Giuseppe Fiorello retrata uma Sicília de contrastes, tanto na paisagem única como na mentalidade das pessoas. No centro da narrativa está a pureza de uma amizade e de um amor que floresce num ambiente repleto de tradições e preconceitos.
Enquanto Gianni entrega uma encomenda a um cliente é atropelado por Nino, desencadeando uma amizade que poderá evoluir para algo mais profundo. No entanto, a Sicília rural dos anos 80 não é o lugar ideal para uma relação assim. Dedicado a Giorgio e António, vítimas do crime de Giarre em 1980, na província de Catânia, Stranizza d'amuri transporta-nos para uma jornada nostálgica e comovente. Mas não é apenas um filme sobre denúncias, mas sim um hino à vida e à liberdade de amar a si próprio, numa narrativa que nos envolve e nos emociona profundamente.
O resultado é um filme poeticamente inesperado, genuíno e comovente, que recusa escolhas fáceis e simplificações maniqueístas. Não há bons nem maus, apenas uma história de amor multidimensional capaz de desafiar um sistema de valores estabelecido.

Horários de exibição:
Lisboa - Cinema São Jorge
13.04.2024 às 21:45
17.04.2024 às 19:00

 

Passatempo:

O dezanove.pt juntamente com a Festa do Cinema Italiano têm uma surpresa para ti! Gostarias de assistir a este filme?
Temos dois convites duplos para oferecer para casa sessão.

Como ganhar um convite?
Basta subscreveres a nova newsletter do dezanove.pt e reenviares a mesma para: dezanovept@gmail.com com o teu nome completo, nome do filme e sessão escolhida.

Três dias antes de cada sessão informaremos via e-mail os nomes das pessoas vencedoras.

Concorre apenas se tiveres a certeza que tens disponibilidade para assistir e não tirares a vez a outra pessoa. Não fazemos trocas!