Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"A Hermafrodita e a Inquisição Portuguesa - o caso que abalou o Santo Ofício" de François Soyer

A Hermafrodita e a Inquisição Portuguesa

Novidade editorial reimpressa pela Bertrand Editora

Sinopse: Baseado na investigação de um processo inquisitorial, François Soyer faz-nos um relato biográfico e vívido de Maria Duran, desde a fuga do seu casamento com um homem, na Catalunha, até à sua passagem pelo Sul de França, e por Barcelona, onde virá a integrar o exército espanhol como soldado.

Posteriormente viaja para Portugal, onde, como mulher, dará entrada em sucessivas casas de recolhidas em instituições eclesiásticas para mulheres. Com uma personalidade complexa, seduz diversas freiras e recolhidas, é acusada de ser um homem e de se fazer passar por mulher num contexto conventual e de ter tratos com o Diabo.
Um percurso por várias organizações conventuais leva-a a Évora, onde após novas aventuras será finalmente detida pela Inquisição. O Santo Ofício reuniu vários médicos, cirurgiões e parteiras para realizar exames minuciosos ao corpo de Maria, e em particular aos seus órgãos sexuais. Os relatórios e discussões dos inquisidores oferecem relatos fascinantes das atitudes em relação ao sexo e género na Europa do início da era moderna.
Com base nos extensos arquivos do julgamento, o autor utiliza a história de Maria para trazer novas perspectivas sobre aspetos da vida muito raramente registados em documentos do início da era moderna: a transgressão das normas de género, sexualidade transgressora e a violência sexual em instituições religiosas femininas, para além dos medos e debates sobre o poder que o Diabo poderia exercer sobre o corpo humano. E tudo isto num contexto português.

 

Sobre o autor: François Soyer é doutorado em História pela Universidade de Cambridge e membro da Royal Historical Society do Reino Unido. As suas áreas de investigação centram-se na história do antissemitismo e da propaganda antissemítica nos inícios da Idade Moderna, em particular no contexto ibérico, nas Inquisições portuguesa e espanhola e na história do género e da sexualidade na Península Ibérica. Professor associado da Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália, é autor de vários livros, incluindo A Perseguição aos Judeus e Muçulmanos de Portugal – D. Manuel I e o Fim da Tolerância Religiosa (1496-1497) (2013), Antisemitic Conspiracy Theories in the Early Modern Iberian World (2019) e Ambiguous Gender in Early Modern Spain and Portugal (2012). É, ainda, coeditor do volume III da obra Emotions in Europe 1517-1914, intitulado Revolutions, 1715-1789 (2021). 

 

SBN: 9789722546737
Edição/reimpressão: 03-2024
Editor: Bertrand Editora
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 235 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática: Livros > Livros em Português > História > História em Geral