Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Fado Bicha, Francis Salema e outros destaques do Festival Política em Coimbra

FP_coimbra_site_CMC_Capa_miniatura_600X400.jpg

O Festival Política regressa a Coimbra. Partilhamos de seguida os vários destaques queer e feministas desta edição:

28 de Setembro: 21h30
Fado Bicha – concerto
O que é o fado? Esta é uma pergunta feita ad nauseam às pessoas da comunidade do fado pelas próprias pessoas da comunidade do fado, num afã de perpetuar a romantização do fado como entidade artística sem definição possível (e, logo, controlada de dentro para dentro) e intrinsecamente nacional.
Uma resposta possível poderia ser: é um género musical urbano português de influência afrobrasileira, com génese em Lisboa no início do século XIX e caracterizado por melodias simples e melancólicas e um liricismo de expressão emocional.
Uma resposta mais complexa leva-nos pela história deste território a que chamamos Portugal nos últimos dois séculos, cruzando o império colonial que Portugal foi com a queda da monarquia e a ditadura fascista.
O que é que isto faz do fado hoje em dia?
Fado Bicha trazem um concerto intimista, de voz e guitarra eléctrica, em que revisitam fados antigos e tradicionais e nos falam da história do fado e de histórias dentro do fado, evocando Hermínia Silva, Pedro Homem de Mello ou António Ferro, entre muites outres. Dar voz ao que ficou por contar, ao que significa tradição e o que ela necessariamente exclui para se impor. Nomear como forma de justiça poética – o passado convive com o presente e Fado Bicha tenta cozinhar um futuro em que toda a pluralidade humana possa ter lugar à mesa.

 

29 de Setembro 18h
“1 + 1 =/= 2” – performance de Francis Salema
Projecto da responsabilidade de Francis Salema, vencedor do concurso de jovens criadores, artistas e activistas, promovido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Num contexto de polarização política fomentado pelas redes sociais que, com o emprego de algoritmos inteligentes, nos alienam e compartimentalizam em diferentes fontes de conteúdo, os nossos entendimentos-base e informações sobre o mundo tornam-se cada vez mais distintos. Devido a tal, as mesmas notícias, ideias e até palavras suscitam diferentes interpretações e reacções o que vai impossibilitar o diálogo plural e aberto necessário à democracia. Nesta performance, apresentamos uma reflexão visual e auditiva de como tal processo acontece e as consequências que o mesmo traz para as nossas relações interpessoais.

 

29 de Setembro 19h
“Novíssimas cartas portuguesas” – cinema
Documentário de realização colectiva, 55’ (Portugal)
O julgamento das 3 Marias foi o primeiro momento do movimento feminista português com projecção internacional. Agitou as águas estagnadas da ditadura e foi um grito ensurdecedor para o mundo. Que impacto teve a obra pela qual foram julgadas? Quão diferentes são as nossas vidas hoje? No 50º aniversário do livro “Novas Cartas Portuguesas” um grupo de mulheres produziu este documentário para questionar em que ponto se encontra a luta feminista. Há novos problemas Quais são as novas opressões? Filme legendado em português.

 

30 de Setembro, às 10h30
Um passeio feminino em Coimbra – visita guiada
“Um passeio feminino em Coimbra” pretende homenagear o protagonismo de mulheres nas suas trajectórias individuais e lutas colectivas. A ideia é percorrer a cidade numa espécie de ligue-os-pontos, à procura dos recantos repletos de histórias. Esta é uma caminhada especial para tornar visível a voz de algumas mulheres na construção da memória feminina: Isabel de Aragão, Vataça Lascaris, Domitila Carvalho, América do Sul Fontes Monteiro, a Rua das Padeiras e o lugar onde muitas mulheres foram condenadas pelo Tribunal do Santo Ofício estão no roteiro. Ponto de encontro: Largo D. Dinis. Visita conduzida por Vilma Reis. Parceria: Coimbra Coolectiva. Inscrições: participa.politica@gmail.com. Com interpretação para LGP mediante solicitação prévia.