Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Heartstopper: O nosso Futuro, de Alice Oseman

heartstopper livro 5

Depois de “Rapaz conhece rapaz”; “O nosso segredo”; “Uma viagem a Paris” e “Muito mais do que palavras”, o quinto volume da aclamada série “Heartstopper” estreia na primeira semana de Dezembro nas livrarias portuguesas prometendo um sexto e último volume para quem acompanha a paixão juvenil entre Nick e Charlie.

 

Heartstopper mostra ser um fenómeno global. Nomeada para os prémios BAFTA, a autora da série de romances gráficos que dominou as tabelas internacionais de bestsellers em 2022, vendendo mais de oito milhões de exemplares em mais de 35 países em todo o mundo, Alice Oseman, dava conta em Abril deste ano de alguns detalhes do próximo volume da aclamada adaptação live-action da Netflix:

“Estou muito entusiasmada por estar a anunciar pormenores sobre o Volume 5 de Heartstopper e a revelar o Volume 6 pela primeira vez! O volume 5 de Heartstopper seguirá o grupo enquanto este olha para o futuro. Charlie está a começar a ter confiança em quem é e no que quer, mas Nick está a passar por uma crise com as suas escolhas na universidade. Será que ele vai para longe ou vai ficar perto de Charlie? Veremos! Quando comecei a trabalhar no Volume 5, estava a debater-me com o rumo que a história estava a tomar, mas acabei por perceber – estava a tentar encaixar demasiadas coisas num só volume! Apercebi-me de que precisava de explorar devidamente a evolução da relação entre Nick e Charlie e dar a todas as personagens o seu momento de brilhar. Foi assim que chegámos ao Volume 5 e a um surpreendente Volume 6 – espero sinceramente que estejam entusiasmados por ver um pouco mais de Heartstopper e mal posso esperar que todos ponham as mãos no Volume 5!”  - Alice Oseman

 

Depois de no quarto volume, “Muito mais do que palavras”, assistirmos à superação de Charlie e Nick a alguns dos traumas e desafios colocados a uma relação não heteronormativa, encontramos neste volume um novo capítulo na vida afectiva do casal: a descoberta da vida sexual e o impasse de uma relação com um futuro vivido à distância.

Há já muito que os fãs de Alice Oseman se questionavam por detalhes mais íntimos na relação de Nick e Charlie. Uma relação que mostrou nos últimos anos inspirar miúdos e graúdos para a descoberta e desconstrução de tabus em torno do universo juvenil LGBTQIA+ mas que, até agora, sem abordar uma questão pertinente, a sexualidade ou mesmo do espectro assexual , representada, aqui, quer pelo casal de protagonistas como pela irmã de Charlie, Tori.

charlie e nick heartstopper.jpg

(reprodução Heartstopper, vol. 5)

 

Aos 16 anos, Charlie e Nick, para além do stress em torno de uma vida académica vivida entre exames de final de ano e o futuro ingresso no ensino superior – entre os quais a escolha que pode separar o casal durante o próximo ano letivo – vivem também os receios e ansiedades em explorar a sua vida sexual e emocional de forma plena. Encontramos em Charlie o reviver das suas inseguranças com o corpo e a protecção excessiva de uma mãe super-protectora que o condicionaria a dar o passo tão esperado com o seu companheiro. Já em Nick percebemos a incerteza da escolha de um percurso académico e profissional que o realizaria versus as suas inseguranças e dependência emocional de Charlie.

Este é um volume que, tal como os antecessores, explora de forma subtil a realidade vivida por muitos adolescentes em pleno séc. XXI. Os desejos, as incertezas, as expectativas e aventuras de quem vive num período de transição e descoberta.

 

ISBN:  9789895770236 

Editor: Cultura Editora 

Páginas: 336

 

Publicado originalmente no site Leituras Queer.

 

Daniel Santos Morais é mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Feminista, LGBTQIA+, activista pelos Direitos Humanos. Partilha a sua vida entre Coimbra e Viseu. É administrador do site Leituras Queer.