Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

ILGA Portugal elege primeira Presidente Trans

Daniela Bento ILGA Portugal.jpg

Daniela Bento (elu/ela) é a primeira Presidente trans da ILGA Portugal, sucedendo assim a Ana Aresta (ela) no comando da associação. A Nova Direcção foi eleita no passado dia 21 de Outubro e conta com Isaac Rodrigues (ele), outra pessa trans, como Vice-Presidente,  Francisca Correia do Vale (ela) como Secretária, Gonçalo Silva (ele) como Tesoureiro e Ana Manana (ela) como Vogal. Como suplentes da Direção tomaram posse Inês Pires Santos (ela), Ana Rocha (ela), Gonçalo Cerá (ele), Ana Vicente (ela) e Pedro Carreira (ele).

Em comunicado a associação considera: "A ILGA Portugal tem feito, ao longo das últimas décadas, uma intervenção e ativismo político junto de órgãos de decisão política e legislativa e da própria sociedade civil, de forma a erradicar a discriminação e o preconceito que ainda existem na sociedade portuguesa para com as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI+). Temos lutado para contribuir para a criação de políticas públicas inclusivas, para a implementação de espaços mais seguros e para a criação de respostas públicas e sociais adequadas às especificidades e necessidades da população LGBTI+, através da educação para os Direitos Humanos e de mecanismos de intervenção que contribuam para a mudança de mentalidades.
É na esteira deste legado, e com sentido de forte motivação, que, assumindo agora as responsabilidades enquanto nova Direcção da Associação ILGA Portugal, nos propomos a continuar e reforçar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela mais antiga associação portuguesa pelos direitos das pessoas LGBTI+, comprometendo-nos ainda a traçar novos diagnósticos sobre a forma como a população LGBTI+, nacional ou migrante, vive em Portugal, e a encontrar estratégias, de forma autónoma e em rede, para dar respostas aos novos desafios e aos obstáculos desde há muito perpetuados.
Contamos, pela primeira vez, com duas pessoas trans nos cargos de Presidente e Vice-Presidente, posição e decisão que espelham os avanços nas questões da igualdade de género e a necessidade urgente de termos pessoas trans, não-binárias e de género diverso em cargos de liderança e de tomada de decisões.
A ILGA Portugal existe numa lógica de proximidade com comunidades de cariz político, social, cultural, desportivo e de apoio mútuo. É através do diálogo salutar com elas e com todas as pessoas que se queiram juntar a nós que ambicionamos dar resposta às diversas necessidades, fragilidades e ambições de um maior número de pessoas.
No nosso 27.º ano de existência e com uma Direção renovada, aqui estamos para lutar por menos isolamento, menos armário, menos violência e discriminação, e por uma maior integração comunitária, mais dignidade e mais futuro."
 
Foto: ILGA Portugal