Inquérito: Maioria não faz teste da sida
A maioria dos leitores que respondeu ao inquérito promovido pelo dezanove.pt confirma nunca ter feito um teste de detecção do VIH.
O inquérito levado a cabo nas últimas duas semanas, e ao qual responderam 367 leitores, mostra que 44,7 por cento (o que corresponde a 164 respostas) nunca fez o teste de detecção do vírus. Já 34,1 por cento (125 respostas) submete-se ao teste com regularidade. Cerca de 18,8 por cento dos leitores apenas realizou o teste uma única vez. E 2,5 por cento dos leitores não sabe ou prefere não emitir qualquer opinião acerca deste assunto.
O teste de detecção do VIH pode ser efectuado de forma rápida, anónima e gratuita praticamente em todos os distritos do país. Consulta neste link a lista de locais.
As associações e autoridades de saúde alertam para a importância do diagnóstico precoce da infecção pelo VIH e incentivam os portugueses a realizarem o teste.
Calcula-se que 30 a 50% das pessoas que vivem na Europa desconhecem o facto de serem VIH positivo e metade delas são diagnosticadas tardiamente. Tal facto impede os portadores de VIH de iniciarem tratamentos atempados e que visam a melhoria da sua qualidade de vida.