“Noite de Reis: Versão Celebrativa” é o primeiro espectáculo em Portugal feito com dois elencos
“Noite de Reis”, uma das mais populares comédias de William Shakespeare está mais uma vez a dar que falar. O motivo? É a primeira peça a ser encenada com dois elencos em Portugal: um totalmente composto por homens e outro composto exclusivamente por mulheres.
Em cena no Museu da Marioneta desde dia 6 de Janeiro, a história é centrada em Violeta, que chega a Ilíria após um naufrágio. Para evitar os perigos de se apresentar como mulher num lugar estranho, decide disfarçar-se de homem, responsável por transportar as mensagens de amor que o Conde envia para a princesa Olívia. O twist? Olívia acaba por se apaixonar não pelo Conde, mas pelo mensageiro.
Luís Moreira, o encenador responsável por este espectáculo, explica que a peça tem uma enorme “preocupação social” e que, durante a construção do mesmo, o elenco trabalhou várias questões relacionados com expectativas de papeis de género. Para Luís, “a expectativa dos papéis de género parece ser inalterável desde o século XVII”, vindo assim esta peça questionar várias convenções ainda existentes da sociedade e desafiar o pensamento do público.
Os bilhetes para “Noite de Reis” podem ser adquiridos online e existem dois calendários diferentes – para o elenco exclusivamente masculino, as possíveis datas são 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. Caso prefira um elenco inteiramente composto por mulheres, basta ir a 2, 3 e 4 de Fevereiro.
Tudo está então prontíssimo para uma noite... de real diversão!
Maria Raposo