Os dois vídeos virais que tens de ver antes do Orgulho de Madrid
As celebrações do Orgulho LGBTI de Madrid assinalam-se este Sábado, dia 7 de Julho. Há dois vídeos que tens de parar para ver.
Este ano marca os 40 anos da primeira manifestação do Orgulho LGBT na capital espanhola. Por essa razão, a Câmara Municipal de Madrid divulgou um vídeo promocional assinalando os 40 anos das celebrações. No vídeo podemos ver duas mulheres lembram e comentam como a cidade mudou em quatro décadas. Duas raparigas sentadas em frente de um bar, semáforos LGTB, casais idosos dançando juntos sem complexos, uma menina a visitar um museu com as suas duas mães, dois rapazes a trocar olhares no metro ou um jovem que pára em frente de uma vitrine para ver como seria vestir o vestido que está à sua frente.
"Os jovens de hoje não têm medo de se amar ou de serem eles mesmos", diz uma das protagonistas. "Eles são corajosos. É que se não lutamos pelo que queremos, o que nos resta? ", Responde a outra "avó". O vídeo que já ultrapassou procura mostrar igualdade entre sexos, equilibrando o número de cenas entre homens e mulheres, e apostar em pessoas de todas as raças e idades, dando uma maior pluralidade e representação real da sociedade, promovendo a igualdade para além da sexualidade.
Também um outro vídeo tornou-se viral do outro lado da fronteira por mostrar uma menina andaluza a defender uma colega de escola quando estava a ser assediada por ter pais homossexuais. Rocío estava a ser filmada com câmaras ocultas para um programa de televisão que pretende mostrar a reacção das pessoas face a situações de discriminação. No programa em causa a aluna com dois pais homossexuais estava a ser alvo de comentários maldosos e bullying durante uma aula de dança. Ao assistir aos comentários, Rocío, de apenas 9 anos, intervém de forma exemplar sem saber que estava a ser filmada para um programa de televisão. No fim, podemos ver onde Rocío foi buscar a sua força combativa e inspiração: a sua irmã, portadora da síndrome de Down. Também vale a pena ver: