Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Os Seniores em Portugal, uma nova abordagem

serzedelo

Dois factores demográficos que passaram a ter um papel determinante no futuro da  Humanidade: 

1 - A quebra dos nascimentos já não é um fenómeno só ocidental. 

2 - O prolongamento da esperança de vida que na Europa já vai até os 90 anos, e nós,  caminhamos para os 85 anos. 

Essa é a média de esperança de vida (agora em Portugal) .

Por outro lado estamos a assistir ao fim das várias discriminações que foram sustentadas pelos diferentes regimes e sociedades. 

Até agora os sistemas políticos e as forças partidárias focavam-se em medidas com carácter de urgência, para saúde curativa, protecção social (envolve dinheiro,  solidariedade e regras entre instituições e indivíduos). 

Todo esse carácter de urgência carece de ser reorientado para que não se agravem as  desigualdades a que estamos a assistir que conduzem a perda do capital humano. A emancipação humana carece de um novo olhar sobre a coesão social. Já existem algumas medidas avulsas que beneficiam a construção, tanto na área da saúde como da segurança social. 

Mas também a nível regional o autárquico é desigual e assimétrico. 

O que proponho é oferecer uma proposta a coesão social, mais  desenvolvimento – emancipação dos Seniores - e existência na sociedade política e socialmente organizada de departamentos oficiais e movimentos independentes que favoreçam parcialmente políticas inovadoras de interesse para os Seniores; 

Estas medidas não possuem porém nenhuma entidade agregadora que permita implementar um quadro geral. 

Perante a nova realidade e o desafio deste 1/3 da população, está na altura de haver uma plataforma comum que pondere a coordenação das medidas integrativas da idade sénior, já que esta nova realidade precisa de uma  solidariedade intergeracional que é o apanágio das políticas de equidade e justiça social do socialismo que defendo, dada a extensão irreversível deste grupo social.

 

António José Serzedelo Silva Marques é um activista, radialista, jornalista, político. É o mais antigo actvista da causa LGBT em Portugal (desde Maio de 1974). Foi co-autor do primeiro manifesto da causa LGBT em Portugal, Liberdade para as  Minorias Sexuais. Foi fundador da Opus Gay. Fundou e dirige o programa de rádio Vidas Alternativas e é autor de três programas de rádio.