Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Mulher Vida Liberdade, um grito de alerta pelo Irão

mulher vida liberdade

Em 16 de Setembro de 2022, Mahsa Amini, uma jovem estudante iraniana, foi detida e espancada até à morte pela polícia religiosa em Teerão. O seu único crime foi não usar o lenço imposto às mulheres pela República Islâmica. O destino desta mulher de 22 anos desencadeou uma onda de protestos sem precedentes que rapidamente se espalhou por todo o país.

Para marcar o aniversário da morte da iranaiana Mahsa Amini e o começo do movimento Mulher Vida Liberdade, um livro com a visão de dezassete ilustradores reconhecidos mundialmente e três especialistas sobre o Irão, sob a coordenação de Marjane Satrapi.

Por ocasião do primeiro aniversário do movimento, Marjane Satrapi reuniu alguns peritos e cartoonistas. Juntos, querem mostrar o que não pôde ser fotografado ou filmado devido à censura.

Ao longo de um longo livro de 260 páginas vários autores contam através do desenho os acontecimentos, um pouco da história e os dias do regime e de um povo persa que resiste. É assim agora a vida no Irão, da falta de liberdade, das manifestações que se originaram com esta revolução feminista muitas vezes à custa da própria vida. 

Esta obra foi publicada em simultâneo em vários países, com o propósito de chamar a atenção para esta causa directamente relacionada com a dignidade e os Direitos Humanos. 

Segundo a organizadora: “Este livro tem duas intenções. A primeira consiste em explicar o que se passa no Irão, descodificar os acontecimentos na sua complexidade e nas suas nuances para um público não iraniano, dá-los a conhecer o melhor que conseguimos, mesmo que seja impossível explicar todas as facetas desta história. Porque está a acontecer. Mesmo que não se fale dela o suficiente. A segunda intenção deste livro é a de lançar um sinal aos iranianos para os lembrar de que não estão sozinhos".

Marjane Satrapi nasceu em Rasht, no Irão, em 1969, e actualmente vive em Paris. Estudou no liceu francês de Teerão, onde passou a sua infância. Bisneta de um imperador do país, teve uma educação que combinou a tradição da cultura persa com valores ocidentais e de esquerda. Aos catorze anos, partiu para a Áustria, e depois retornou ao Irão para estudar belas-artes. Estabelecida em França como autora e ilustradora, Marjane conquistou a fama mundial com Persépolis, obra que ganhou alguns dos mais prestigiados prémios deste género literário. As ilustrações de Marjane são publicadas em revistas e jornais de todo o mundo, incluindo The New Yorker e The New York Times.

 

Paulo Monteiro