Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

O primeiro estudo científico português sobre homossexualidade

inversão sexual.png

A INDEX ebooks anunciou a publicação de uma reedição do primeiro estudo científico português sobre homossexualidade, A Inversão Sexual, de Adelino Pereira da Silva, publicado em 1895, ou seja, sete anos antes de Egas Moniz publicar o seu canónico A Vida Sexual, no qual dedica apenas um capítulo ao tema da homossexualidade.

 
A Inversão Sexual, de Adelino Pereira da SIlva, o n.º 19 da colecção "Clássicos de Literatura Gay", é um testemunho ímpar, filtrado pelo crivo da ciência, sobre os desafios que enfrentaram as pessoas LGBTQ+ na sociedade portuguesa em finais do século XIX. 
 

Adelino Pereira da Silva revelou grande ousadia e enorme coragem ao abordar publicamente um assunto tabu à época. 

Ao contrário de certos autores contemporâneos, Adelino Pereira da Silva rejeita que a homossexualidade possa ser “adquirida” e afirma que quando a sua ocorrência se manifesta tardiamente tal de deve à existência de uma predisposição herdada que se manteve adormecida. Apesar de classificar a homossexualidade como “congénita”, Adelino Pereira da Silva não deixa de a considerar um vício mórbido, sempre que leva o indivíduo a praticar atos viciosos e imorais.

O tema da homossexualidade já havia sido abordado no surpreendente romance queer de Arsénio de Chatenay, Os Jogos Lésbios ou Os Amores de Joaninha (1877), e anos mais tarde, no conhecido romance O Barão de Lavos, de Abel Botelho (1891) — ambos editados na coleção “Clássicos de Literatura Gay” da INDEX ebooks — mas seria só em 1902,com sete anos de atraso em relação a Adelino Pereira da Silva, que Egas Moniz dedicaria à homossexualidade não mais que um capítulo da sua obra canónica A Vida Sexual

A leitura contemporânea de A Inversão Sexual, de Adelino Pereira da Silva, agora reeditado como o n.º 19  dos “Clássicos de Literatura Gay”, revelase de um interesse muito especial, por se tratar de um testemunho ímpar, filtrado pelo crivo da ciência, sobre os desafios que enfrentaram as pessoas LGBTQ+ na sociedade portuguesa em finais do século XIX.

Adelino Pereira da Silva nasceu em Leiria em 1862. Licenciou-se em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto à qual apresentou a sua dissertação "A Inversão Sexual: Estudos Médico-Sociais", considerado o primeiro estudo científico publicado sobre homossexualidade em Portugal. Foi um médico progressista e republicano em Porto de Mós, onde viria a falecer em 1930.

 

Autor: Adelino Pereira da Silva

Género: Não-ficção

Coleção: Clássicos de Literatura Gay, vol. 19

Editora: INDEX ebooks

Edições: capa mole, capa dura, e-book (lojas Amazon, Google Play, Apple, Kobo, Wook, Bertrand)

Site: www.indexebooks.com/a-inversao-sexual