Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Relatório confirma Chega como partido neonazi

Chega extrema direita

No dia 27 de Junho, o jornal Público divulgou um relatório norte-americano que considera o partido Chega um grupo neonazi, por disseminar o «ódio» e ser um partido da «extrema-direita radical».

 

Este relatório foi desenvolvido pelo Projecto Global Contra o Ódio e o Extremismo (GPHAE), que também sinalizou outros grupos, como os Proud Boys e os Hammerskins. Na verdade, este argumento deita por terra as afirmações que o líder do Chega faz constantemente, recusando ser um partido da extrema-direita.

Relembramos que este partido é totalmente centrado na figura do seu líder, tem como bandeira o ódio ao povo cigano e utiliza muito bem a propaganda política, recorrendo a chavões e a um discurso populista para conquistar as massas, o que não é diferente de outros regimes totalitários e fascistas, como o que aconteceu no século XX em Itália, com Mussolini, na Alemanha, com Hitler, e em Portugal, com Salazar.

Relembramos a importância do voto consciente, para não arriscarmos os direitos conquistados até agora, principalmente no que diz respeito às minorias, assumindo o nosso compromisso para com a liberdade.

 

Leonor Matos