Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Tbilisi Pride cancelado após violentos protestos anti-LGBTQ

tiblissi pride

Um festival que visava celebrar o Orgulho LGBT foi cancelado na capital da Geórgia, Tbilisi, este sábado. Os organizadores dizem que as autoridades falharam em evitar distúrbios violentos de grupos de extrema-direita afiliados à Rússia de Vladimir Putin.
 
De acordo com a emissora pública georgiana First Channel, a polícia entrou em confronto com manifestantes anti-LGBTQ em Lisi Wonderland, um local de eventos fora de Tbilisi, onde o evento, à porta fechado, estava programado para acontecer.
Os organizadores do festival Tbilisi Pride disseram num tweet que foram “obrigados” a cancelar o festival e “evacuar” o festival.
“O Ministério do Interior da Geórgia mais uma vez negligenciou a proteção de grupos violentos de extrema-direita e permitiu que as multidões nos impedissem de exercer nossa liberdade de expressão e reunião, mesmo em ambientes privados”, afirmou a organização Tbilisi Pride.
Vários activistas georgianos partilharam nas redes sociais vídeos dos confrontos entre a policia e os manifestantes anti-LGBTQ na área do festival em Lisi Wonderland. Há fotos e vídeos de manifestantes anti-Orgulho a incendiar bandeiras do Orgulho. 
 

 
 
O vice-ministro do Interior, Alexander Darakhvelidze, disse que o evento foi difícil de policiar por causa de sua localização. “Os manifestantes conseguiram encontrar… maneiras de entrar na área do evento, mas conseguimos evacuar os participantes e organizadores do Pride”, disse Darakhvelidze. “Ninguém foi ferido durante o incidente e a polícia está a tomar medidas para estabilizar a situação.”
Em comunicado emitido na sexta-feira, o Ministério do Interior da Geórgia disse que estava a tomar “medidas apropriadas” para garantir o “formato seguro” do evento de sábado e “para proteger a liberdade de expressão e reunião de cada pessoa” o que acabou por não se verificar.