Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

"Tempos de Desejo", intimidade e os anseios de uma mulher lésbica prestes a ser mãe solteira

Tempos de Desejo

A Zero em Comportamentos traz como Filme do Mês, "Tempos de Desejo", um documentário sobre a intimidade e os anseios de uma mulher lésbica prestes a ser mãe solteira.

Tempos de Desejo foi realizado por Raquel Marques e já foi premiado no festival de cinema documental de Cádis, havendo agora a oportunidade de o vermos em cinco salas de Lisboa e Cascais. O filme pretende dar a conhecer a viagem da gestação de Bea e também entendermos a sua vida e as questões que carrega em relação à sua família, à amizade e ao amor. 

Enquanto Bea luta com a perda e o que imagina poder surgir, é-nos revelado um novo lugar. Os seus medos habitam na casa onde se prepara para acolher a mudança. Sente uma solidão inesperada que parece fazer parte do seu desejo, o de ser mãe solteira e lésbica. Raquel filma-a ligada a uma época em que ambas idealizavam o mesmo conceito de comunidade. À medida que o corpo muda, a câmara oscila entre afeto e distância. São tentativas de (re)conhecer-se nestes tempos de mudança e talvez uma necessidade de se questionar sobre família, amor, amizade e todos aqueles desejos que excedem a intimidade. Tendo uma história muito singular e que empodera, merece toda a atenção do público português. 

Para além do prémio já mencionado, o filme também recebeu três outras distinções em Outubro de 2021: Premio del Público, Alcances, Festival de Cine Documental; Premio CIMA, Alcances, Festival de Cine Documental; Premio DOCMA, Alcances, Festival de Cine Documental.

 

Mais informações sobre as sessões:

- Cinema da Villa, em Cascais – 4 de Junho às 19:30h (preçário em vigor no cinema)

- Auditório Carlos Paredes (Benfica) – 16 de Junho às 21:00h (4 euros – geral; 3 euros – moradores com apresentação de comprovativo)

- Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro (Telheiras) – 17 de Junho às 21:00h (4 euros)

- Biblioteca de Marvila (inclui sessão seguida de debate) – 23 de Junho às 21:00h (4 euros)

- Biblioteca de Alcântara – 25 de Junho às 18:00h (4 euros)

Para as Bibliotecas e para o Auditório Carlos Paredes é necessário reserva prévia até às 15:00h do dia da sessão, através do link  www.zeroemcomportamento.org/reservas/

 

 

Fonte: Zero em Comportamento

Sara Gonçalves