Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Tuck'it: "Criar para nós o que tanto precisávamos, dançar a coreografia da Vogue, sem represálias, ser a luz, para uma comunidade que, infelizmente, cá só existe nas sombras"

tuck it braga

Tuck’It é um novo conceito de festas no norte de Portugal. Estão em Braga e querem ser um safe space para a comunidade LGBTQIA+. Fomos falar com Pedro Tavares aka dj Pau de Cabinda, João Malheiro aka dj Supreme e Luís Miguel aka Doll Maron.

 

dezanove: Quem são/quem compõe os Tuck It. Events?

A TUCK’IT é um projecto fundado em 2023, devido à necessidade de criar um safe space queer na cultura nocturna de Braga. Somos três artistas LGBTQIA+ :

Pedro Tavares aka Dj Pau de Cabinda -  vibra nas batidas do house e techno, sem esquecer a sua descendência com o Afro-beat.

João Malheiro aka dj Supreme - rico no catálogo POP, que viaja nas formas em que esta sonoridade se divide, desde o RNB ao Hyperpop.

Luís Miguel aka Doll Maron - há quem a intitule como a primeira Drag Queen bracarense a atuar na noite portuguesa e é reconhecida pela cara de deusa e as performances teatrais.

Unimo-nos para formar um evento que engloba tudo desde o Pop à Electrónica e onde todes são bem-vindes. Estreamos no Café Concerto RUM by Mavy no dia 22 de Julho de 2023 e o sucesso do primeiro evento, encorajou-nos a evoluir, cada vez mais! 

Facetune_10-10-2023-16-21-22.jpegFacetune_05-11-2023-19-05-25.jpegIMG_0326.JPG

 

De onde nasceu a necessidade de criar as vosss festas?

A cidade de Braga possui uma cultura em crescimento, cada vez mais diversificada e dinâmica. O objectivo da TUCK’IT é fornecer à nossa cidade a Queerness que tanto ansiava, e pelo menos numa noite do mês, fazer da pista de dança uma passarela de Ballroom, em que cada um que lá passe, desfile o seu look com autenticidade, carisma, liberdade e um pouco de arrogância, ao som das Divas Pop, até às libertadores ondas do Electro.

Na realidade é criar para nós, o que tanto precisávamos, dançar a coreografia da Vogue, sem represálias, ser a luz, para uma comunidade que, infelizmente, cá só existe nas sombras. 

 

O que é que o público, em geral, e a comunidade LGBT, em particular, podem esperar dos eventos que vocês dinamizam?

Glamour, fun, bops and some alcohol.

É sempre uma festa diferente, com playlists adequadas ao tema, que vai fazer dançar a noite inteira. É uma oportunidade de conhecerem a comunidade LGBTQIA+ de Braga, cheia de diversidade, para além de artistas underground, ou simplesmente a pessoa que queria uma diversão, dentro do meio, porque este é o nosso safe space!

Apesar de toda a diversão, o mais importante é que o nosso público se sinta confortável, seguro e protegido, e acreditamos ter encontrado o local ideal, para fornecer esses requisitos aqui.

IMG-20231113-WA0008.jpgIMG-20231113-WA0004.jpg

IMG-20231113-WA0003.jpgIMG-20231113-WA0001 (1).jpg

 

Quais as próximas festas? Datas e locais, se puderem revelar.

A nossa próxima festa realizar-se-á no dia 7 de Dezembro e será a última deste ano, 2023, em Braga, no Café-Concerto Rum by Mavy, que nos acolheu logo desde início.

Em 2024, vamos começar em grande, já temos datas em mente, com temas Íconicos, por isso o melhor é estarem atentos até ao próximo teaser, na página @tuckit.events no instagram.

 

Sei que operam em Braga, para quando uma festa em Lisboa ou noutras cidades?

Por enquanto queremos consagrar-nos cá, em Braga, achamos muito importante já deixar uma marca, referência do nosso estilo de festa, mas os objectivos são ilimitados.

Aos poucos vamos conquistar Portugal e ,se quiserem uma TUCK’IT perto de si, deixamos o nosso email, para todas a propostas: tuckit.events@gmail.com

 

Desejos para 2024 e os vossos votos para os nosso leitores?

Sem dúvida que este será o ano para investirmos no crescimento e destacar já o nosso nome, porque queremos levar a nossa euforia a todes.

O nosso intuito é sim fazer a nossa festa crescer, mas é-nos igualmente importante dar voz a quem ainda precisa de garra. Querendo ou não, só a nossa simples existência é um ato político e, com isso, nós fazemos a nossa parte para demonstrar que estamos aqui e não vamos a lado nenhum.

É este sentimento de empoderamento que desejamos partilhar com quem experienciar um dos nossos eventos.


Entrevista de Ricardo Falcato