Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

“Vestidas de azul”, a sequela da série “Veneno”, já está disponível em streaming para Portugal

Vestidas de azul

Incluída no catálogo da HBO Max, a série resgata do esquecimento a vida de seis mulheres trans da Madrid dos anos oitenta. Tem por base um livro de Valeria Vegas e a sua principal referência é um filme de culto para a comunidade queer espanhola.  

 

Cristina Ortiz Rodríguez, “La Veneno”, não figura nesta nova produção de los Javis – Javier Calvo e Javier Ambrossi –, responsáveis pela adaptação à televisão do livro “Ni puta, ni santa: las memorias de La Veneno”, escrito em parceria com Valeria Vegas. Desta vez, Valeria parte à procura das protagonistas de um intrigante e quase desconhecido filme sobre seis mulheres trans que habitavam a mesma cidade e a mesma realidade da Veneno. Esse filme é “Vestida de azul”, realizado por Antonio Giménez-Rico e estreado em 1983, poucos anos após a transição do regime franquista para a democracia.

Depois da morte de Cristina em 2016, Valeria Vegas lançou-se no encalço de Loren, Renée, Nacha, Eva, Tamara e Josette, as mulheres que esse filme retrata. Da busca, resultou o seu livro “Vestidas de azul: análisis social y cinematográfico de la mujer transexual en los años de la transición española”. Na adaptação para o ecrã, a série mostra, em sete episódios, a demanda pelo resgate das vidas trans e do seu legado. Lola Rodríguez volta a dar corpo a Valeria Vegas. Paca La Piraña e Juani Ruiz, como ellas mismas, companheiras e amigas da Veneno, acompanham-na nesta senda por revelar um passado que, apesar de fixado em filme logo nos anos oitenta, acabou por cair no esquecimento.

Recordamos que o filme de Giménez-Rico foi exibido em Abril de 2023 no Batalha Centro de Cinema, no Porto, incluído no ciclo “El Futuro Ya No Está Aquí: da Euforia à Desilusão na Movida e Transição Espanhola (1975–1986)”. Essa sessão contou com uma conversa entre Valeria Vegas e Jó Bernardo, da qual podes ler um resumo aqui. 

 

Pedro Leitão