CheckpointLx está em risco de fechar
O único centro de detecção rápida do VIH em Portugal destinado a homens que têm sexo com homens deixou de ser financiado pelo Ministério da Saúde. O alerta foi feito à revista Time Out há uma semana por Maria José Campos, coordenadora científica do centro situado no Príncipe Real, em Lisboa.
À Time Out a coordenadora salienta que o actualmente o funcionamento «depende exclusivamente de apoios privados, que são insuficientes».
O CheckpointLx tem vindo a efectuar campanha de recolhas de fundos como o ano passado durante o festival de cinema Queer Lisboa junto da comunidade LGBT tendo como propósito ser um espaço que funciona de e para a comunidade.
A situação da falta de financiamento nestas áreas da Saúde já tinha sido explicada por António Diniz, director do Programa VIH/Sida, que no final de 2012 esteve no Parlamento e confirmou vários problemas com a distribuição de medicamentos retrovirais e de preservativos. Um mês antes Sérgio Vitorino, do colectivo Panteras Rosa, tinha alertado para estes problemas associados à política de combate ao VIH.