Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

As notícias de Portugal e do Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

APF disponibiliza livros infantis sobre doações de gâmetas

apf fertilidade livros infantis

A Associação Portuguesa de Fertilidade assinalou, em 2021, o seu 15.º aniversário. Recentemente, foram lançados dois livros infantis “Na nossa história há… uma semente mágica!” e “Na nossa história há… uma fada!”, onde é explicado, com linguagem simples e ilustrações intuitivas, como são gerados os bebés que precisam de doação de gâmetas para serem fecundados.

 

Cada livro é destinado a uma criança, tendo, como primeira página, uma folha de apresentação para preenchimento com apenas dois itens “Chamo-me” e “Nasci em” e, de seguida, refere que “e este é o livro com a minha história…”. Na seguinte, tem o local para colar uma fotografia.

Após a identificação, entramos no livro propriamente dito, onde é explicado à criança que os pais queriam um bebé, só que nenhum crescia dentro da barriga da mãe, então decidiram ir ao médico procurar ajuda. Aqui, dependendo do livro, é mostrado que algumas mulheres se oferecem para fazer doação de ovos ou que alguns homens doam as suas sementes “a outras pessoas que precisam delas”. E, assim, surgiu o bebé tão esperado e desejado pela família, que é o destinatário de cada livro.

Independentemente dos exemplos de famílias existentes, estes destes dois livros são  importantíssimos para que, primeiramente, a criança saiba como surgiu  e, também, se possa explicar as opções que existem no nosso país para que todas as pessoas possam ter as mesmas oportunidades de constituir uma família feliz.

 

Rita Oliveira