Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

As melhores cidades para a comunidade LGBTQ

Love is never wrong

Pride Flags©daniel james_Unsplash

O Pride Month chega novamente ao mundo no próximo mês de Junho, quando pessoas de todas as nações celebram ser LGBTQ com orgulho. A sigla LGBTQIA, às vezes com a adição de outras letras, vem do inglês e significa "Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer, Intersex e Asexual". O termo surgiu originalmente de um movimento colectivo para combater a discriminação contra a orientação sexual e a identidade de género. Esta questão continua até hoje em alguns países onde a orientação sexual pelo mesmo sexo ainda é, por vezes, discriminada.

O Pride Month é caracterizado por muitas celebrações e eventos, dos quais os desfiles de “Pride” são particularmente dignos de nota. Assim, se decidir fazer uma pausa este verão e quiser aproveitar a oportunidade para visitar um dos eventos do “Pride”, pode encontrar inspiração no último estudo da Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias.  A recolha de dados deverá ajudar a ter uma melhor ideia de como é fácil chegar às respectivas cidades, que custos podem ser esperados, qual a dimensão da oferta para a comunidade LGBTQ e quão progressivo é o respectivo país em termos de legislação. Para tal, a Holidu analisou diferentes dados para mais de 100 cidades europeias. A pontuação máxima atingível por cidade na classificação é de 50, com cada categoria individual a valer 10 pontos no máximo.

 

 

  • Londres - Score: 38.67

A capital do Reino Unido, Londres, ficou em primeiro lugar em 2022 com uma pontuação global de 38,67, tornando-a a cidade mais amiga do LGBTQ na Europa. Na categoria de hashtags Instagram, bem como "LGBTQ-friendly bars", Londres alcançou a pontuação máxima de 10. Em termos de igualdade, o Reino Unido já está muito avançado numa comparação a nível europeu com uma pontuação de 8,2. A metrópole é também pioneira em termos de acessibilidade e alcançou uma pontuação de 9,12. A única desvantagem é o preço do alojamento por noite: com uma média de 289 euros por noite, os visitantes têm de cavar bem fundo nos bolsos para a sua estadia. Em 2022, o grande desfile “Pride” de Londres celebrou o seu 50.º aniversário no Reino Unido.

 

 

  • Berlim - Score: 29.85

A capital alemã também sobe ao pódio  e agarra a medalha de prata. Em comparação com Londres, paga apenas cerca de metade do valor pelo alojamento, mas a competição nesta categoria é extremamente forte, razão pela qual a cidade apenas pontua 2,79 aqui. Em termos de "acessibilidade", Berlim está apenas atrás de Londres, com uma pontuação de 9,30 em 10. Com mais de 60 bares para pessoas LGBTQ, a capital tem um dos melhores desempenhos na Europa nesta categoria. O Christopher Street Day de Berlim ou Berlin Pride Parade, voltarão este ano no fim de Julho (entre 20 e 28 de Julho), após uma pausa em 2020 e 2021 devido à pandemia. Mas já existem muitas demonstrações de menor dimensão, festivais de rua e eventos que começam em Junho. 

 

 

  • Hamburgo - Score: 27.32

Outra cidade alemã no pódio: Hamburgo ocupa o terceiro lugar, com uma pontuação global de 27,32. Hamburgo tem uma boa pontuação na categoria de acessibilidade (pontuação: 7,98) e a cidade também apresenta um bom resultado em termos de bares LGBTQ friendly, confirmando que as principais cidades alemãs são muito abertas à comunidade LGBTQ. Para alojamento em meados de Junho, os visitantes pagam cerca de 138 euros por noite. A semana “Pride” deste ano decorre de 27 de Julho a 4 de Agosto - o ponto alto é a manifestação do Christopher Street Day.

 

 

  • Amesterdão - Score: 27.22

Em quarto lugar no ranking está a capital dos Países Baixos com uma pontuação global de 27,22. A igualdade LGBTQ tem particular destaque nos Países Baixos e tem a pontuação mais alta entre as 5 primeiras cidades. Embora Amesterdão esteja menos bem do que os seus pares, ainda ocupa o meio-campo superior com uma pontuação de 6,77. O número de bares onde as pessoas pertencentes à comunidade LGBTQ são recebidas de braços abertos é também impressionante. Se ficar aqui em Junho, pode esperar pagar pouco mais de 244 euros por alojamento por noite. O Pride Amsterdam começa a 27 de Julho e termina a 4 de Agosto de 2024.

 

 

  • Paris - Score: 26.89

O quinto lugar vai para a capital de França, Paris. A metrópole pontua particularmente bem em termos de acessibilidade (8,86 pontos) e bares LGBTQ friendly (8,13 pontos). Uma vez que o alojamento em Paris está entre os mais caros da Europa, a cidade tem uma pontuação mais baixa do que os seus pares nesta categoria. Isto também se aplica às publicações de hashtags relacionados com Pride. O Paris Pride‘ ou ‘Marche des Fiertés LGBTQ‘ é celebrado a 29 de Junho e tem lugar há mais de 40 anos. Este evento é o maior desfile do Orgulho em França e conta com a participação de cerca de 700.000 pessoas todos os anos.

 

Portugal para LGBTQ 

Lisboa - Score: 23.98 

A capital portuguesa aparece no top 20 da classificação, na décima sexta posição com mais de 65 bares friendly. Não é surpresa que Lisboa tem alguma da legislação mais progressista do mundo em matéria de direitos das pessoas LGBTI+ como casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adopção de crianças por casais do mesmo sexo. Esta liberdade significa que encontrará muitos casais homossexuais a passear pelas ruas de Lisboa e a aproveitar ao máximo a vida. 

 

Porto - Score: 20.50

A cidade invicta encontra-se na trigésima quarta posição da classificação, com mais de 35 bares friendly. Vibrante, histórica e misteriosa, a cidade do Porto está a tornar-se rapidamente num dos destinos turísticos gays mais populares na Europa. Todos os anos se realizam diversos eventos, tais como: Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (MOP) ou o Festival Internacional de Cinema Queer do Porto. Em 2022 o LGBT+ Music Festival prometia aumentar a atracção LGBTQ pelo destino Porto, mas acabou por ser cancelado.

 

Metodologia do Estudo:

O ranking foi criado pela Holidu, o motor de pesquisa para casas de férias. Para a recolha de dados, foram consideradas as cidades mais populosas bem como as mais relevantes para o cenário LGBTQ na Europa. Para a classificação, foram examinados os pontos de dados "LGBTQ-Equaldex", "Número de bares LGBTQ amigáveis", "Instagram Hashtags", "Preço do Alojamento" e "Acessibilidade das Cidades".  A recolha de dados teve lugar entre Abril e Maio de 2022. 

 

Explicação dos dados:

Bares LGBTQ: Como a cidade é amiga do LGBTQI+? Para responder a esta pergunta, foi analisado o número de bares LGBTQ em cada cidade, pesquisado-os no Google Maps sendo depois pontuados de acordo com a equação acima mencionada (por exemplo, a cidade com o maior número foi premiada com pontuação de 10, enquanto as restantes cidades obtiveram pontuações calculadas pela equação acima).

Instagram-Hashtags: Quão grande é o Pride em cada cidade? Para este efeito, foram investigados os hashtags associados ao "Pride" de cada cidade. A palavra-chave "Pride" foi pesquisada em combinação com o nome inglês e o nome da cidade local, bem como qualquer outra palavra-chave com a qual os utilizadores dos meios de comunicação social tendem a referir-se aos orgulhos (por exemplo: "csd" na Alemanha, "gaypride" em França, "orgullo" em Espanha). Os Hashtags contendo anos não foram considerados. O cálculo final dos hashtags foi baseado nos dois hashtags mais utilizados para cada orgulho da cidade.

Acessibilidade: Quão fácil é chegar a cada cidade? Para responder a esta pergunta, foi examinado o número de todas as ligações disponíveis com autocarros, comboios e voos entre as cidades selecionadas em ambas as direções. A cidade com o maior número de ligações obteve uma pontuação máxima de 10, enquanto as restantes cidades receberam pontuações baseadas na equação geral.

Preço do Alojamento: Quão acessível é o preço do alojamento em cada cidade? Para responder a esta pergunta, a base de dados da Holidu foi utilizada para encontrar o preço mediano por noite de 13.06.2022 a 19.06.2022 em cada uma das 118 cidades consideradas. Para o cálculo desta pontuação, a cidade com os preços mais baixos foi pontuada com 10, enquanto as restantes cidades receberam uma pontuação representativa baseada na referida equação.

Índice de Qualidade LGBTQ: Para este ponto de dados, foi utilizado o chamado "Índice de Igualdade LGBTQ" de www.equaldex.com, que mede o estado actual dos direitos, leis e liberdades LGBTQ em cada país, bem como as atitudes do público em relação aos apoiantes do LGBTQ. Para este factor não utilizámos a equação acima mencionada mas, uma vez que Equaldex considerava 100 como pontuação máxima atingível, acabámos por fazer esta pontuação máxima atingível a 10, dividindo cada pontuação do País Equaldex por 10.

 

Foto: Pride Flags ©daniel james Unsplash