Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Assembleia Geral do Clube Safo elege novos órgãos sociais

clube safo

No passado dia 2 de Março de 2024 (sábado), decorreu em Leiria, no Hotel TRYP, a 16ª Assembleia Geral do Clube Safo, tanto em formato presencial, como online. Importa recordar que o Clube Safo é, até ao momento, a única associação em Portugal que actua na defesa dos direitos de mulheres lésbicas (1). 

Eram vários os pontos de ordem para esta assembleia, sendo um deles a eleição dos novos órgãos sociais, para a conclusão do triénio de 2023/2026. A lista proposta foi aprovada por unanimidade.

O Clube Safo é composto por três órgãos sociais: a Mesa da Assembleia Geral, da qual fazem parte a Presidente, a Vice-Presidente e a Secretária; a Direcção, que neste caso é Colegial, ou seja, não existem cargos, à exceção da tesoureira, que se junta a mais quatro pessoas (é uma direcção horizontal); e o Conselho Fiscal, composto por uma Presidente, uma Secretária e uma Relatora. 

WhatsApp Image 2024-03-12 at 19.01.22.jpegWhatsApp Image 2024-03-12 at 19.01.21.jpeg

Existe ainda a Assembleia Geral, que é o órgão máximo de decisão da Associação e que é formada por todas as Associadas no pleno uso dos seus direitos, sendo dirigida pela Mesa. É frequente, embora não obrigatório, que cada órgão tenha uma pessoa suplente, igualmente eleita. 

O Clube Safo deseja continuar a fazer caminho – um caminho de aprendizagem, de partilha, de crescimento, de visibilidade e de comunidade.

 

 (1) -  Sejam mulheres cis, trans ou não binárias e o termo lésbica engloba pessoas lésbicas, bissexuais, pansexuais ou outras.

 

Paula Monteiro