Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Colectivo as7bonecas lança convocatória para textos queer de mulheres

7bonecas

O projeto independente as7bonecas, conceptualizado e coordenado por Stella Faustino e Joana Rosa, que quer encorajar e divulgar a Literatura Queer em Portugal, e a autoria de mulheres, lança hoje, dia 22 de Janeiro, a segunda convocatória nacional para textos queer de mulheresnuma chamada inclusiva e interseccional. As submissões ficam abertas até dia 21 de Abril de 2024 e há um prémio monetário no valor de 1000€.

 

A edição anterior, decorrida entre Dezembro de 2022 e Março de 2023, com o tema “O desejo queer entre mulheres”, resultou em prémios para Cláudia Zafre e Prudância M., assim como na inclusão dos contos de Lora, Al berta, MNE e Alice Erce no primeiro e-book editado pelo colectivo, “Querer Queer”, que pode ser encontrado no site.

e-book as7bonecas.png

A edição deste ano é dedicada a Judith Teixeira (1808-1959), autora provocadora, colocada, durante décadas, à margem do panorama literário e artístico português. Quando lançou Satânia (1927), o seu único livro de contos, vivia-se em Portugal um clima de progressiva instauração da ditadura, que Judith sempre desafiou. Adversa ao status quo, pagou um preço alto por insistir em expressar-se. Com esta pequena homenagem, e em pleno ano de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, as7bonecas querem não só contribuir para reverter o apagamento de que, deliberadamente, foi alvo, mas também para a visibilidade e reconhecimento de estórias e autoras que desafiem convenções dominantes.

A edição deste ano conta com a colaboração da ilustradora Bárbara Sereno e com as juradas da edição anterior, Luísa Semedo, Ana Bessa Carvalho, Amanda Ribeiro e Helena Ales Pereira.

Mais detalhes em www.as7bonecas.pt