Entrevista a Lola Bunny: "Drag é sempre uma arte activista!"
Sasha Velour actua em Portugal no próximo dia 9 de Abril. Mas o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, não vai apenas receber Sasha. Também Lola Bunny, que brilha nos palcos do Trumps regularmente, vai lá estar. Fomos falar com a estrela portuguesa e perceber o que tem a dizer sobre o ícone com quem vai partilhar o palco.
Quais são as tuas expectativas para este espectáculo de estreia em Portugal da Sasha Velour. O que é que os fãs portugueses podem esperar?
As minhas expectativas estão super altas! A Sasha, para mim, é o apogeu da arte drag. Não há melhor pessoa representar tudo aquilo que drag é! Será sem dúvida um espectáculo cheio de surpresas e visualmente brilhante.
Como surgiu a oportunidade de partilhares o palco com este ícone drag internacional que venceu o RuPaul Drag Race em 2017?
Através de um convite directo da mesma! Assim que saiu a data para Portugal ela seguiu-me e eu fiquei logo super entusiasmado com a possibilidade, pois, a Sasha gosta sempre de dar palco a artistas de lugares onde vai!
Também partilhas da visão activista da Sasha? Como vês o crescimento do ódio contra a comunidade queer? Que conselho poderias dar às gerações mais novas?
Drag é sempre uma arte activista! E como já referi, Sasha é um exemplo a seguir em todos os campos.
Infelizmente caminhamos para uma sociedade de extremos, os que aceitam bem tudo e os que se opõem a tudo. Gostava muito que não tivéssemos, enquanto comunidade, de lidar com esses problemas, principalmente porque hoje em dia há acesso a tanta informação. Mas creio que é só continuarmos a lutar, reeducar, nunca baixar a cabeça e unirmos-nos cada vez mais enquanto comunidade.
O meu principal conselho para qualquer pessoa é ser ela própria! Quando somos verdadeiros connosco e com os outros tudo o que venha de mal é de fora. Sei que as vezes é difícil, mas acreditem que haverá sempre alguém a vosso lado, com lutas semelhantes, que acreditam e apoiam vocês.
Portugal precisa e merece um programa nacional de drags na televisão portuguesa?
Infelizmente não creio que o povo português esteja preparado para. Mas ao mesmo tempo achava fundamental para desmistificar e informar as pessoas do que realmente nós artistas drag somos. Amava uma competição tipo RuPaul Drag Race, que tem várias camadas e poderia dar palco a todo o trabalho, versatilidade e talento e que Portugal tem!
Entrevista de Paulo Monteiro