Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Festival Imersão, uma mostra artística LGBTQI+ de Lisboa

diego braga.png

Festival IMERSÃO é uma mostra artística exclusivamente dedicada à divulgação e promoção de talento emergente LGBTQI+ em Lisboa, com programação a decorrer no Teatro Ibérico de 20 a 21 de Outubro.

 

A programação da primeira edição do Festival IMERSÃO é constituída pelos resultados dos Laboratórios Artísticos de 2023 promovidos pelo Queer Art Lab (plataforma lisboeta de capacitação e suporte de artistas LGBTQI+) com o apoio do Trumps. Estes laboratórios abrangem diversas formas de expressão artística, incluindo música, artes performáticas, activismo gráfico, arte urbana e videoarte.
Sob a orientação de pessoas já consagradas no panorama artístico nacional, como Filipe SambadoMarco da Silva FerreiraRODTamara Alves e Tiago Leão, foi proporcionada uma experiência enriquecedora a 18 artistas por meio destas residências. O foco destes laboratórios residia na capacitação, empoderamento e auto suficiência, com a distribuição de bolsas com valor monetário.

Em destaque no Teatro Ibérico estarão obras de artistas como: Francisca Antunes, Rebeca Letras e S4RA (video arte); Diego Bragà, Diana XL e Marianne 3.0 (música); Izabel Nejur, Andrei Bessa, Aurora e David J. Amado (artes performativas); Agah, Carolina Elis, Félix Rodrigues, Mariana Caldeira (activismo gráfico). Terão lugar visitas guiadas ao mural na Rua Gualdim Pais, pintado por Noah Zagalo, Bruna Borges, Time for the Oniric e No Soy To Baby (intervenção urbana). 


A temática do IMERSÃO 2023 é “360º de pele”, fundo sobre o qual artistas pensaram as suas criações. “360º de pele” é um convite a explorar questões e experiências individuais numa ótica circular que se relacione com o ser individual e a sociedade. 
O foco parte da construção ou desconstrução de identidade, pensamento, corpo, sentimentos e experiências como pessoas LGBTQI+. “360º de pele” traz para o coletivo aquilo que é a pele como camada de impacto, como definição de limites, como leitura mas também como película que pode ser trespassada.

IMERSÃO é um projecto anual interdisciplinar de apoio exclusivo a artistas LGBTQI+.