Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Queer Lisboa e Porto 2023 – Uma reflexão pela inclusão

Arrete avec tes mensonges (1).jpeg

Ao observar a evolução do cinema queer na última década, é impossível ficar indiferente aos variados factores que contribuem para que tenhamos uma indústria mais inclusiva, hoje em dia. É cada vez mais frequente vermos um cinema de mulheres, de pessoas negras, trans, indígenas, um cinema reflexo de múltiplas realidades geográficas, de periferia, algo que nos obriga também a moldar o nosso olhar. É com este mote que o Queer Lisboa e Porto nos trazem uma visão queer, não polarizada - um olhar além-fronteiras - para as suas edições de 2023.

Em Lisboa, teremos obras como Queendom, que servirá como fecho do festival a 30 de Setembro. Um documentário corajoso que segue a performer Gena Marvin, artista queer russa cujas performances colocam a sua vida em perigo enquanto recusa silenciar-se perante a repressão e a guerra na Moscovo actual. 

 

Já na noite de abertura, a 22 de Setembro, poderemos ver La Bête dans la jungle / The Beast in the Jungle, de Patric Chiha, uma viagem pela dança e pelos acontecimentos que marcaram as últimas décadas.  

A programação deste ano inclui também duas sessões especiais: “Passages”, de Ira Sachs, que conta uma tórrida história de amor a três; e “Sisi & I”, uma nova revisitação histórica da figura da Imperatriz Sisi e, em concreto, da ambígua relação que manteve com a sua última dama de companhia.
A secção Panorama voltará a acender a discussão sobre importantes questões sociais e culturais e todos os filmes irão ser complementados por debates e conversas (mais informações sobre intervenientes brevemente).


O Queer Porto abre a 10 de Outubro, no Batalha Centro de Cinema com o filme “Tudo o que Você Podia Ser”, do realizador brasileiro Ricardo Alves Jr. Uma obra de docuficção que tece um afectuoso retrato sobre a família que se escolhe constituir, através do valor da amizade. Para encerrar, a 14 de Outubro, “Commitment to Life”, que documenta o papel central que a cidade de Los Angeles teve durante o dramático período da luta contra a epidemia da sida.
O Batalha Centro de Cinema também irá acolher uma série de sessões especiais, a destacar o documentário “bell hooks: Cultural Criticism & Transformation”, baseado numa extensa entrevista com a autora e teórica norte-americana.

As competições e os restantes títulos das programações completas serão divulgados no próximo dia 7 de Setembro. Até lá podes saber de quase tudo em www.queerlisboa.pt e www.queerporto.pt

 

Maria Raposo