Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Três associações LGBT vão receber 37 mil euros do Estado para apoiar vítimas de violência

Foto de Anna Escobar

Associação Plano i, Casa Qui e ILGA Portugal vão receber apoio financeiro da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade para apoiar as vítimas de violência, de crimes de ódio, de bullying ou de discriminação. A verba é proveniente da percentagem de exploração de jogos sociais que destina às áreas da juventude e do desporto, da cultura e da igualdade de género.

As cartas de compromisso foram assinadas esta manhã em Matosinhos na presença de Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, a deputada Isabel Moreira, Sofia Neves presidente da Associação Plano i, Rita Paulos directora executiva da Casa Qui e Ana Aresta vice-presidente da ILGA Portugal.

As associações em causa já desenvolvem trabalho na área do apoio às vítimas de violência por LGBTfobia e poderão agora com este financiamento reforçar actuais projectos ou criar novos.

A Plano i irá dispor de uma equipa para dar apoio psicológico, social e jurídico a pessoas vulneráveis devido à sua orientação sexual e identidade de género. A partir de Dezembro haverá uma equipa multidisciplinar que poderá articular respostas com outras entidades. O projecto terá o nome de Centro Gis, em homenagem a Gisberta Salce Júnior, assassinada há dez anos, no Porto.

A Casa Qui irá continuar a dedicar-se a jovens entre os 16 e os 30, e a situações específicas de abuso, como violência no namoro, comentou a directora executiva Rita Paulos. "Queremos que nos peçam ajuda sem medo", afirmou ao JN.

Em Lisboa, a ILGA já dispõe do Centro LGBT, de um serviço de aconselhamento psicológico, de um departamento jurídico e de uma linha telefónica encaminhando sempre que necessário as vítimas para associações como a APAV.

“A criação do Serviço de Apoio a Vítimas LGBT (SAV LGBT) vem reforçar o compromisso do actual governo na identificação e no combate à violência e aos crimes de ódio contra as pessoas LGBT e permitirá à ILGA Portugal melhorar a sua estrutura de acolhimento e encaminhamento de pessoas em situação de sofrimento, trabalho que tem sido levado a cabo com escassos recursos financeiros e com uma equipa bastante reduzida”, explica Ana Aresta, Vice-Presidente da Direção da ILGA Portugal. Esta associação quer ainda desenvolver um fórum para técnicos adquirirem competências adequadas para lidarem com as especificidades da população LGBT. O ano passado foram recebidas por esta associação158 denúncias de crimes ou incidentes de violência. Um quinto das vítimas tem menos de 18 anos. 

Os acordos hoje assinados são anuais, renováveis, e cada associação vai receber 37 mil euros confirmou a secretária de Estado da Igualdade "Não se trata de um projecto-piloto, entendemos que a população LGBT vítima de violência e discriminação deve ter uma resposta apropriada", afirmou. 

 

Foto de Anna Escobar