Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Uma igreja para a comunidade LGBTQIA+ chega a Lisboa

icm lisboa

Amar e incluir. Este parece ser o lema da Igreja da Comunidade Metropolitana (ICM), uma denominação cristã protestante inclusiva, progressista e afirmativa das diversidades, que está a implantar-se em Lisboa.  

As Igrejas da Comunidade Metropolitana (ICM) são uma comunhão internacional de comunidades cristãs da vertente protestante, e caracterizadas particularmente pelo seu  progressismo humanitário. A ICM tem estado na vanguarda  dos movimentos de direitos civis e humanos, abordando  questões de raça, género, orientação sexual, economia, mudança  climática, envelhecimento e direitos humanos globais. A ICM afirma ser a primeira Igreja a realizar casamentos entre pessoas  do mesmo sexo. 

A ICM foi fundada em 1968, nos EUA, pelo Reverendo Troy Perry,  está estabelecida em mais de 30 países, em todos os continentes.  Possui actualmente mais de 200 templos espalhados pelo mundo, sendo 160 o número de igrejas filiadas, 45 igrejas emergentes e 7 igrejas sem templo (oásis), isto é, comunidades baseadas  em espaços cibernéticos. 

Em Lisboa a ICM está a implantar-se a comunidade sob a guia do pastor Gian Luca Cavallaro. Gian Luca é italiano, têm 26 anos, também é gay e casado desde 2021 tanto no civil, como em rito religioso. 

O Pastor Gian considera que a Igreja da Comunidade Metropolitana de Lisboa quer ser um espaço seguro para todas as pessoas onde praticar o direito, amar a misericórdia e caminhar humildemente com Deus; onde explorar os questionamentos da vida com corações e mentes abertos; onde levantar as vozes em sagrado desafio contra a exclusão religiosa, política e sistémica; onde  alcançar quem está sem esperança e levantar novas gerações de  activistas espirituais reconhecidos e com grande alcance.