A Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa em fotos e vídeos
Cerca de 30 mil pessoas marcharam este Sábado em Lisboa sob o mote "Existimos, Lutamos, Resistimos".
A concentração da 24ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa iniciou-se no Martim Moniz pelas 17 horas e atravessou a Baixa de Lisboa até à zona da Ribeira das Naus, onde activistas pelos direitos das pessoas LGBTI+ leram os seus discursos e o manifesto anual foi lido. Reivindicaram respeito, igualdade de direitos e o fim da discriminação.
Apesar da evolução legislativa que protege as pessoas LGBTI+, os participantes lembram o crescimento das acções e dos discursos de ódio. O caso do ataque em Évora ocorrido algumas horas antes também foi lembrado. Entre as reivindicações desta edição estiveram a protecção no acesso ao trabalho ou à habitação e a maternidade ou paternidade em casais do mesmo sexo.
No local do término da marcha decorreu a Festa da Diversidade promovida pela SOS Racismo. A tarde foi animada por performers e artistas entre os quais Keyla Brasil, Zaya, Monah Linda, Surma, Venga Venga, Marie (Marieanne 3.0), Luca Argel, Columbina Clandestina entre muitos outros.
Recorde-se que a alteração do percurso habitual da marcha deveu-se a questões de acessibilidade e obras em algumas artérias de Lisboa.
Vê e ouve aqui como foi a tarde de Sábado:
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Foto: Luís Costa