Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

DGS alerta para novo surto de Hepatite A em Portugal

 

Imagem de freepik

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta esta terça-feira, a informar sobre um surto de Hepatite A em Portugal. Há 23 casos identificados. A maioria dos afectados são homens, com idades compreendidas entre os 20 e os 49 anos, sendo que 44% dos casos estão associados à transmissão sexual.

Embora esteja em curso uma investigação epidemiológica, é verificado "um aumento de número de casos reportados em Janeiro e Fevereiro de 2024, em comparação com igual período de anos anteriores".

A Hepatite A é uma infecção aguda causada pelo vírus da Hepatite A (VHA), membro do género Hepatovírus, que pertence à família dos Picornaviridae. Este vírus é um dos vários que provocam inflamação do fígado e afectam o seu funcionamento. A transmissão ocorre geralmente através de alimentos ou água contaminados, bem como pelo contacto próximo com indivíduos ou objectos infetados.

O risco de infecção pelo VHA é maior para: 

  • viajantes ou habitantes em locais com condições de saneamento básico deficitárias;
  • homens que fazem sexo com homens;
  • pessoas:
    • que usam drogas
    • em situação sem abrigo
    • com doença do fígado
    • com VIH

Os sintomas da Hepatite A podem manifestar-se semanas após a contracção do vírus e incluem cansaço, náuseas, vómitos, dores abdominais, fezes claras, perda de apetite, febre baixa, urina escura, dores nas articulações, icterícia e comichão intensa. Embora a maioria dos casos resolva-se sem complicações, em situações raras podem ocorrer consequências graves.

É fundamental estar atento a qualquer sintoma suspeito e procurar assistência médica caso necessário. A conscientização e a adopção de medidas preventivas são essenciais para conter a propagação deste surto de Hepatite A em Portugal.

 

Post informativo do GAT Portugal:

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por GAT Checkpoint LX (@gat.checkpointlx)

 

Para mais informações segue este link da Direcção Geral de Saúde: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/virus-da-hepatite-a-vha/#quais-sao-os-sintomas-da-hepatite-a 

 

Foto: Imagem de freepik