GAT lança campanha pela importância e eficácia da vacinação contra infecções sexualmente transmissíveis
A campanha "Vacinas, quantas levas?" reforça a importância e eficácia da vacinação contra infecções sexualmente transmissíveis (IST), com destaque para hepatite A, hepatite B, HPV, meningite ABCWY e mpox. "Vacinas, quantas levas?" é a pergunta lançada pela campanha do GAT ao promover a prevenção através da vacinação.
Lançada nas últimas semanas de 2023, a campanha sensibiliza e promove o acesso da imunização para a hepatite A, hepatite B, Vírus do Papiloma Humano (HPV), meningite ABCWY e mpox para grupos prioritários: homens que têm sexo com homens (HSH), pessoas trabalhadoras do sexo, pessoas utilizadoras de drogas injectáveis e pessoas que vivem com VIH. Além de divulgar a protecção que as vacinas oferecem, é objectivo promover a literacia em saúde ao dar conhecimento dos meios de transmissão, posologia e custos da vacinação.
Adaptada para as redes sociais e para os grupos prioritários que as vacinas se aplicam, a campanha recorre a uma interacção em quadrados de banda desenhada, numa alusão humorística e informativa em que as vacinas são preliminares importantes do sexo mais seguro. Os serviços do GAT efectuam a divulgação da importância da vacinação como método de prevenção para as comunidades.
A campanha pode ser consultada na página A vacinação é um preliminar do sexo mais seguro.