Marcha da Visibilidade Trans em Lisboa (álbum de fotos)
A Marcha da Visibilidade Trans voltou às ruas de Lisboa, precisamente no dia 31 de Março, agora oficialmente declarado como Dia Nacional da Visibilidade Trans em Portugal. No dia anterior tinha sido a vez do Porto.
Iniciada em 2022 a marcha tem como objectivos alertar para a falta de acesso com a mesma equidade à Saúde e ao Emprego, mas também denunciar os discursos e acções de ódio que a comunidade trans, não binária e intersexo tem sido alvo no nosso país. Recorde-se que o ano passado Keyla Brasil foi uma das vozes mais audíveis da marcha.
Este ano a organização ficou a cargo da Transmutar, uma rede composta por pessoas trans, não binárias e intersexo, auto-gerida, sem estruturas colectivas ou associativas, e em defesa e luta pelos seus próprios direitos.
Centenas de pessoas marcharam entre a Assembleia da República e a Câmara Municipal de Lisboa, na Praça do Município, onde se encontrava hasteada a bandeira trans, numa proposta dos Cidadãos Por Lisboa. O hasteamento da bandeira, que teve voto contra dos Novos Tempos, passou com o apoio de toda a oposição.
Depois de estarem na Praça do Município os manifestantes seguiram até ao Rossio, empunhando cartazes, bandeiras com as cores azul, branco e rosa e gritando palavras de ordem.
O registo fotográfico é do Vasco Leão: