Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Marcha da Visibilidade Trans em Lisboa (álbum de fotos)

marcha trans lisboa

A Marcha da Visibilidade Trans voltou às ruas de Lisboa, precisamente no dia 31 de Março, agora oficialmente declarado como Dia Nacional da Visibilidade Trans em PortugalNo dia anterior tinha sido a vez do Porto.

Iniciada em 2022 a marcha tem como objectivos alertar para a falta de acesso com a mesma equidade à Saúde e ao Emprego, mas também denunciar os discursos e acções de ódio que a comunidade trans, não binária e intersexo tem sido alvo no nosso país. Recorde-se que o ano passado Keyla Brasil foi uma das vozes mais audíveis da marcha.

Este ano a organização ficou a cargo da Transmutar, uma rede composta por pessoas trans, não binárias e intersexo, auto-gerida, sem estruturas colectivas ou associativas, e em defesa e luta pelos seus próprios direitos.

Centenas de pessoas marcharam entre a Assembleia da República e a Câmara Municipal de Lisboa, na Praça do Município, onde se encontrava hasteada a bandeira trans, numa proposta dos Cidadãos Por Lisboa. O hasteamento da bandeira, que teve voto contra dos Novos Tempos, passou com o apoio de toda a oposição. 

Depois de estarem na Praça do Município os manifestantes seguiram até ao Rossio, empunhando cartazes, bandeiras com as cores azul, branco e rosa e gritando palavras de ordem. 

O registo fotográfico é do Vasco Leão: 

Álbum de Fotos Marcha da Visibilidade Trans em Lisboa 2024