Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Primeiro-Ministro de Andorra afirma: “Sou gay. Nunca o escondi”

Collage Maker-14-Sep-2023-10-54-AM-9957.jpg

O primeiro-ministro de Andorra, Xavier Espot Zamora afirmou durante uma entrevista à Radio e Televisão de Andorra) esta semana a sua orientação sexual. O líder passou a ser o primeiro chefe de governo de Andorra assumidamente LGBTQIA+: “Sou gay. Nunca o escondi.”

O primeiro-ministro de Andorra é o primeiro no país, mas não é o primeiro político europeu com um lugar de relevo a fazê-lo, juntando-se assim a Edgars Rinkēvičs, actual presidente da Letónia, a Paolo Rondelli de São Marino, ao irlandês Leo Varadkar que ocupa o cargo de Taoiseach (Primeiro-Ministro) desde Dezembro, a Ana Brnabić da Sérvia que é a primeira mulher Primeira-Ministra assumidamente lésbica e a Xavier Bettel primeiro-ministro do Luxemburgo, que se casou com o arquiteto Gauthier Destenay em 2015.

Zamora espera que o compromisso que assumiu sirva para encorajar os jovens ou adolescentes, que estejam a passar por um momento difícil, se sintam representados e que a sua orientação sexual não condicione o seu futuro. Zamora afirma que Andorra é um país tolerante e com espaço para todas as pessoas.

O ano passado o governo de Andorra aprovou um projecto de lei que legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo a partir deste ano, além de converter todas as uniões civis em casamentos.

 

Foto: Estonian Foreign Ministry, CC BY 2.5 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.5>, via Wikimedia Commons