Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dezanove
A Saber

Em Portugal e no Mundo

A Fazer

Boas ideias para dentro e fora de casa

A Cuidar

As melhores dicas para uma vida ‘cool’ e saudável

A Ver

As imagens e os vídeos do momento

Praia 19

Nem na mata se encontram histórias assim

Com Alma - Clínica Social: uma clínica especializada em questões LGBTI+

com alma clinica social

A 27 de Dezembro de 2022 foi formalizada a constituição da Com Alma - Associação Não Governamental pelos Direitos Humanos. Pode ler-se no site da associação que esta é uma organização sem fins lucrativos, apartidária, laica e de âmbito nacional, com sede em Ermesinde e sede de projectos em Matosinhos. Rege-se pelo primado dos Direitos Humanos, pelos princípios da igualdade de género, da igualdade de oportunidades e de tratamento, da participação equilibrada entre homens e mulheres e da não discriminação em função de nenhuma razão.

A Com Alma – Clínica Social é uma das respostas que esta associação disponibiliza e nasceu da vontade de quatro profissionais que pretendem garantir às pessoas associadas e a todas as pessoas em geral, o acesso a variadas valências clínicas, a custos controlados. Esta Clínica, localizada em Matosinhos, está em funcionamento desde Outubro de 2023 e dispõe de um leque de especialidades, nomeadamente endocrinologia, psicologia e psiquiatria, com um conjunto de pessoas profissionais devidamente credenciadas e inscritas na Ordem dos/as Médicos/as e na Ordem dos/as Psicólogos/as. A Direcção Clínica está a cargo do Dr. Miguel Saraiva, médico especialista em endocrinologia e a Direcção Técnica está sob a responsabilidade da Dra. Paula Allen, psicóloga clínica. Para além destas pessoas, a equipa da Clínica Social conta com a Dra. Catarina Marques, psicóloga clínica, o Dr. Tiago Castro, também psicólogo clínico e com o Dr. Lucas Lopes, psiquiatra. Um aspecto comum a todas as pessoas psicólogas da Com Alma - Clínica Social é o facto de serem especialistas em questões LGBTI+. O endocrinologista da Clínica apresenta especial interesse nas áreas de: medicina transgénero, sexologia, diferenças do desenvolvimento sexual e patologia do ovário e do testículo.

Como se pode ler no site da associação, os valores praticados na Clínica Social são possíveis em virtude do sentido de humanismo de quem presta os serviços, bem como da cedência de instalações pelo CIAP - uma antiga escola primária, que se encontra desactivada, agora é o espaço de atendimento de utentes da Com Alma. A primeira consulta tem um valor de 55 euros (50 para pessoas associadas); as consultas seguintes têm um valor de 45 euros (40 para pessoas associadas). As quotas da associação têm um valor anual mínimo de 24 euros, sendo que no pagamento da primeira quota se deverá pagar 5 euros adicionais de jóia. A 1 de Fevereiro deste ano, a Com Alma deu conta de que em menos de três meses foram efectuados 46 atendimentos. 

Para além da Clínica Social, a Com Alma é responsável pela execução de projectos como o ComSentimento. Este é um projecto financiado pela Comissão para Cidadania e para a Igualdade, no âmbito do Apoio Técnico e Financeiro a Organizações da Sociedade Civil e contempla a realização de 4 actividades: linha de apoio psicológico especializado para vítimas de crime contra a liberdade/autodeterminação sexual, observatório nacional do assédio sexual, campanha de prevenção do assédio sexual em contextos de diversão nocturna e formação especializada a profissionais que trabalham em contexto de diversão nocturna. 

 

Sara Lemos